Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina

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Title: Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
Author: Schneider, Ana Luiza Pasqual
Abstract: Este estudo analisa os conceitos de marketing esportivo no desenvolvimento do handebol de quadra feminino profissional de Santa Catarina, com objeto de estudo, três times profissionais. O objetivo central é analisar as atividades de marketing esportivo utilizadas por equipes de handebol de quadra profissionais femininas em Santa Catarina, e como objetivos específicos, buscou-se descrever como as equipes se estruturam para desenvolver e aplicar o composto de marketing esportivo, analisar a relação entre a teoria de marketing esportivo e a prática observada nas equipes e apresentar um quadro comparativo entre as atividades de marketing adotadas pelas equipes. Sua estrutura foi dividida em quatro blocos: produto; preço; promoção e distribuição esportiva, e para a pesquisa de campo foi utilizada a técnica de estudo de casos múltiplos, tendo como métodos de coleta de dados a análise de documentos, arquivos e páginas da internet. Como resultados desta investigação, foi possível identificar uma gestão de marketing sendo feita de maneira amadora, em que abordam quase unicamente o posicionamento online. O produto principal é o esporte, atletas e o time, valorizando seus campeonatos e treinamentos. O preço, sem muita atuação, devido a não comercialização de produtos físicos e de jogos ou eventos. A promoção é muito abordada, principalmente pelas divulgações, patrocinadores e marketing interativo. E a distribuição é trabalhada para que os fãs acompanhem os jogos, de forma presencial ou online.This study examines the concepts of sports marketing in the development of professional women's team handball in Santa Catarina, with a focus on three professional teams as the object of study. The central objective is to analyze the sports marketing activities used by professional women's handball teams in Santa Catarina. As specific objectives, we aimed to describe how the teams are structured to develop and implement the sports marketing mix, analyze the relationship between sports marketing theory and the observed practices in the teams, and have a comparative framework of the marketing activities adopted by the teams. The structure was divided into four blocks: product; price; promotion; and sports distribution. For the field research, the technique of multiple case studies was used, with data collection methods including the analysis of documents, files, and internet pages. As a result of this investigation, it was possible to identify a marketing management being carried out in an amateur manner, with a focus almost exclusively on online positioning. The primary product is sports, athletes, and the team, emphasizing their championships and training. Pricing has a limited involvement due to the non-commercialization of physical products and games or events. Promotion is heavily emphasized, particularly through promotions, sponsorships, and interactive marketing. Distribution is designed to enable fans to follow the games, either in person or online.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252774
Date: 2023-11-30


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