dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ocke, Marco Antonio de Moraes |
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dc.contributor.author |
Schneider, Ana Luiza Pasqual |
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dc.date.accessioned |
2023-12-11T19:14:50Z |
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dc.date.available |
2023-12-11T19:14:50Z |
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dc.date.issued |
2023-11-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252774 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo analisa os conceitos de marketing esportivo no desenvolvimento do handebol de
quadra feminino profissional de Santa Catarina, com objeto de estudo, três times profissionais.
O objetivo central é analisar as atividades de marketing esportivo utilizadas por equipes de
handebol de quadra profissionais femininas em Santa Catarina, e como objetivos específicos,
buscou-se descrever como as equipes se estruturam para desenvolver e aplicar o composto de
marketing esportivo, analisar a relação entre a teoria de marketing esportivo e a prática
observada nas equipes e apresentar um quadro comparativo entre as atividades de marketing
adotadas pelas equipes. Sua estrutura foi dividida em quatro blocos: produto; preço; promoção
e distribuição esportiva, e para a pesquisa de campo foi utilizada a técnica de estudo de casos
múltiplos, tendo como métodos de coleta de dados a análise de documentos, arquivos e páginas
da internet. Como resultados desta investigação, foi possível identificar uma gestão de
marketing sendo feita de maneira amadora, em que abordam quase unicamente o
posicionamento online. O produto principal é o esporte, atletas e o time, valorizando seus
campeonatos e treinamentos. O preço, sem muita atuação, devido a não comercialização de
produtos físicos e de jogos ou eventos. A promoção é muito abordada, principalmente pelas
divulgações, patrocinadores e marketing interativo. E a distribuição é trabalhada para que os
fãs acompanhem os jogos, de forma presencial ou online. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study examines the concepts of sports marketing in the development of professional
women's team handball in Santa Catarina, with a focus on three professional teams as the object
of study. The central objective is to analyze the sports marketing activities used by professional
women's handball teams in Santa Catarina. As specific objectives, we aimed to describe how
the teams are structured to develop and implement the sports marketing mix, analyze the
relationship between sports marketing theory and the observed practices in the teams, and have
a comparative framework of the marketing activities adopted by the teams. The structure was
divided into four blocks: product; price; promotion; and sports distribution. For the field
research, the technique of multiple case studies was used, with data collection methods
including the analysis of documents, files, and internet pages. As a result of this investigation,
it was possible to identify a marketing management being carried out in an amateur manner,
with a focus almost exclusively on online positioning. The primary product is sports, athletes,
and the team, emphasizing their championships and training. Pricing has a limited involvement
due to the non-commercialization of physical products and games or events. Promotion is
heavily emphasized, particularly through promotions, sponsorships, and interactive marketing.
Distribution is designed to enable fans to follow the games, either in person or online. |
pt_BR |
dc.format.extent |
100 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Marketing Esportivo |
pt_BR |
dc.subject |
Handebol |
pt_BR |
dc.subject |
Composto de Marketing |
pt_BR |
dc.title |
Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |