Análise de Causas de Atropelamentos de Pedestres em Ferrovias Brasileiras

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Análise de Causas de Atropelamentos de Pedestres em Ferrovias Brasileiras

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Título: Análise de Causas de Atropelamentos de Pedestres em Ferrovias Brasileiras
Autor: Caetano, Gabriel Alexandre
Resumo: Os atropelamentos em ferrovias são um problema grave e recorrente em diversos países ao redor do mundo. Devido à sua natureza, esses acidentes podem resultar em graves danos físicos e até mesmo na perda de vidas humanas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar atropelamentos de pedestres em ferrovias brasileiras. Uma vez que dados sobre as causas raízes de acidentes no setor ferroviário são de difícil acesso, foram analisados dados de trabalhos acadêmicos, artigos, relatórios anuais e processos jurídicos para se obter um embasamento do número de atropelamentos ferroviários no Brasil. A partir de 55 processos de um intervalo de 14 anos, de 7 estados brasileiros, foi possível obter informações como gênero e faixa etária das vítimas, causas de acidentes como a ingestão ou não de álcool por parte das vítimas, sequelas do acidente e a responsabilidade de culpa no acidente. A partir do mapeamento dessas informações, obteve-se que 40% dos casos de atropelamento ocorreram por culpa exclusiva da vítima, sendo que os principais motivos para esse caso de ocorrência foram imprudência por parte da vítima atropelada, pela travessia da via férrea em passagens clandestinas e suicídios.Train accidents are a serious and recurring problem in several countries around the world. Due to their nature, these accidents can result in serious physical damage and even the loss of human life. Therefore, this work aims to analyze pedestrian collisions on Brazilian railways. Since data on the root causes of accidents in the railway sector are difficult to access, data from academic works, articles, annual reports and legal processes were analyzed to obtain a basis for the number of railway accidents in Brazil. From 55 cases from a period of 14 years, from 7 Brazilian states, it was possible to obtain information such as gender and age group of the victims, cause of the accident as ingestion or not of alcohol by the victims, consequences of the accident and responsibility responsible for the accident. From the mapping of this information, it was obtained that 40% of cases of being run over occurred due to the victim's sole fault, and the main reasons for this occurrence were recklessness on the part of the victim who was run over, due to crossing the railway in clandestine crossings. and suicides.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Ferroviária.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252736
Data: 2023-11-28


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