Análise de Causas de Atropelamentos de Pedestres em Ferrovias Brasileiras
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mendoza, Yesid Ernesto Asaff |
|
dc.contributor.author |
Caetano, Gabriel Alexandre |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-11T16:08:00Z |
|
dc.date.available |
2023-12-11T16:08:00Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252736 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Ferroviária. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os atropelamentos em ferrovias são um problema grave e recorrente em diversos
países ao redor do mundo. Devido à sua natureza, esses acidentes podem resultar
em graves danos físicos e até mesmo na perda de vidas humanas. Diante disso, este
trabalho tem como objetivo analisar atropelamentos de pedestres em ferrovias
brasileiras. Uma vez que dados sobre as causas raízes de acidentes no setor
ferroviário são de difícil acesso, foram analisados dados de trabalhos acadêmicos,
artigos, relatórios anuais e processos jurídicos para se obter um embasamento do
número de atropelamentos ferroviários no Brasil. A partir de 55 processos de um
intervalo de 14 anos, de 7 estados brasileiros, foi possível obter informações como
gênero e faixa etária das vítimas, causas de acidentes como a ingestão ou não de
álcool por parte das vítimas, sequelas do acidente e a responsabilidade de culpa no
acidente. A partir do mapeamento dessas informações, obteve-se que 40% dos casos
de atropelamento ocorreram por culpa exclusiva da vítima, sendo que os principais
motivos para esse caso de ocorrência foram imprudência por parte da vítima
atropelada, pela travessia da via férrea em passagens clandestinas e suicídios. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Train accidents are a serious and recurring problem in several countries around the
world. Due to their nature, these accidents can result in serious physical damage and
even the loss of human life. Therefore, this work aims to analyze pedestrian collisions
on Brazilian railways. Since data on the root causes of accidents in the railway sector
are difficult to access, data from academic works, articles, annual reports and legal
processes were analyzed to obtain a basis for the number of railway accidents in Brazil.
From 55 cases from a period of 14 years, from 7 Brazilian states, it was possible to
obtain information such as gender and age group of the victims, cause of the accident
as ingestion or not of alcohol by the victims, consequences of the accident and
responsibility responsible for the accident. From the mapping of this information, it was
obtained that 40% of cases of being run over occurred due to the victim's sole fault,
and the main reasons for this occurrence were recklessness on the part of the victim
who was run over, due to crossing the railway in clandestine crossings. and suicides. |
pt_BR |
dc.format.extent |
54 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Atropelamento ferroviário |
pt_BR |
dc.subject |
Passagem Clandestina |
pt_BR |
dc.subject |
Acidente ferroviário |
pt_BR |
dc.subject |
Railway Accident |
pt_BR |
dc.subject |
Railway Collision |
pt_BR |
dc.title |
Análise de Causas de Atropelamentos de Pedestres em Ferrovias Brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar