Desafios na educação em saúde em contracepção enfrentados pelos enfermeiros da Atenção Básica

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Desafios na educação em saúde em contracepção enfrentados pelos enfermeiros da Atenção Básica

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Title: Desafios na educação em saúde em contracepção enfrentados pelos enfermeiros da Atenção Básica
Author: Marques, Juliana Beatriz
Abstract: Introdução: Um papel fundamental dos enfermeiros na Atenção Básica é promover a saúde dos usuários, especialmente por meio de atividades de educação em saúde, dentre elas a educação em saúde sexual e reprodutiva, incluindo as orientações sobre contracepção. A atuação do enfermeiro nessa prática diz respeito ao fornecimento de informações sobre os métodos contraceptivos, abordando tipos, uso adequado, eficácia, vantagens, desvantagens e possíveis efeitos colaterais. Objetivo: Identificar os principais desafios enfrentados pelos enfermeiros em relação à educação em saúde em contracepção em uma Unidade Básica de Saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, de caráter qualitativo, realizada em uma Unidade Básica de Saúde de um município da Região Sul do Brasil. Os participantes deste estudo foram os enfermeiros que trabalham nesta Unidade Básica de Saúde e que atuam na educação em contracepção. Participaram da pesquisa seis enfermeiros. O estudo foi realizado por meio de entrevistas presenciais, com roteiro semiestruturado composto por treze perguntas, que englobaram a caracterização dos participantes e aspectos relacionados a vivências e percepções acerca da educação em saúde em contracepção e da educação continuada. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. A coleta de dados foi realizada em junho de 2023. A pesquisa seguiu as normas que regulam a pesquisa com seres humanos. Resultados: A análise de dados resultou em três categorias: ‘’Perspectivas sobre o uso de métodos contraceptivos’’; ‘’Desafios na educação em saúde em contracepção’’; e ‘’Percepções sobre a educação continuada’’. Foram identificados como desafios a falta de conhecimento sobre os contraceptivos, a demanda assistencial elevada e a carência de capacitações para os enfermeiros. Nesse contexto, a educação continuada entra como uma ferramenta crucial para capacitar esses profissionais, assegurando que possam oferecer uma educação em saúde em contracepção de qualidade, visando prevenir a ocorrência de gravidez não planejada e melhorar a qualidade de vida sexual dos usuários, consolidando assim o compromisso com a promoção da saúde. Considerações finais: Destaca-se a importância do investimento na realização de atividades educativas, na educação continuada para capacitação e atualização contínua desses profissionais e maior abordagem do tema da contracepção na graduação.Introduction: A fundamental role of nurses in Primary Care is to promote the health of users, primarily through health education activities, including sexual and reproductive health education, which encompasses contraception guidance. The nurse's involvement in this practice relates to providing guidance on contraceptive methods, their types, proper use, effectiveness, advantages and disadvantages, and potential side effects. Objective: To identify the main challenges faced by nurses in relation to contraception health education in a Basic Health Unit. Method: This was a descriptive-exploratory, qualitative research conducted in a Basic Health Unit in a municipality in the Southern Region of Brazil. The participants in this study were nurses that work at this Basic Health Unit and are involved in contraception education. Six nurses participated in the research. The study was conducted through in-person interviews, with a semi-structured script consisting of thirteen questions that covered participant characterization and aspects related to experiences and perceptions about contraception education and continuing education. The interviews were recorded and fully transcribed. The data collection took place in June 2023, and the research followed the regulations governing human research. Results: The data analysis resulted in three categories: "Perspectives on contraceptive methods usage," "Challenges in contraception health education," and "Perceptions of continuing education." Challenges identified included lack of knowledge about contraceptives, high demand for healthcare services, and a lack of training for nurses. In this context, continuing education emerges as a crucial tool to train these professionals, ensuring they can provide quality education on contraception, aiming to prevent unplanned pregnancies and improve users' sexual quality of life, thus solidifying the commitment to health promotion. Conclusion: The importance of investing in educational activities, continuing education for training and ongoing professional development, and a more comprehensive approach to contraception in undergraduate education is highlighted.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252328
Date: 2023-11-24


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