Desafios na educação em saúde em contracepção enfrentados pelos enfermeiros da Atenção Básica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Canever, Bruna Pedroso |
|
dc.contributor.author |
Marques, Juliana Beatriz |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-30T21:03:24Z |
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dc.date.available |
2023-11-30T21:03:24Z |
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dc.date.issued |
2023-11-24 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252328 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: Um papel fundamental dos enfermeiros na Atenção Básica é promover
a saúde dos usuários, especialmente por meio de atividades de educação em
saúde, dentre elas a educação em saúde sexual e reprodutiva, incluindo as
orientações sobre contracepção. A atuação do enfermeiro nessa prática diz respeito
ao fornecimento de informações sobre os métodos contraceptivos, abordando tipos,
uso adequado, eficácia, vantagens, desvantagens e possíveis efeitos colaterais.
Objetivo: Identificar os principais desafios enfrentados pelos enfermeiros em relação
à educação em saúde em contracepção em uma Unidade Básica de Saúde.
Método: Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, de caráter qualitativo,
realizada em uma Unidade Básica de Saúde de um município da Região Sul do
Brasil. Os participantes deste estudo foram os enfermeiros que trabalham nesta
Unidade Básica de Saúde e que atuam na educação em contracepção. Participaram
da pesquisa seis enfermeiros. O estudo foi realizado por meio de entrevistas
presenciais, com roteiro semiestruturado composto por treze perguntas, que
englobaram a caracterização dos participantes e aspectos relacionados a vivências
e percepções acerca da educação em saúde em contracepção e da educação
continuada. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. A coleta de
dados foi realizada em junho de 2023. A pesquisa seguiu as normas que regulam a
pesquisa com seres humanos. Resultados: A análise de dados resultou em três
categorias: ‘’Perspectivas sobre o uso de métodos contraceptivos’’; ‘’Desafios na
educação em saúde em contracepção’’; e ‘’Percepções sobre a educação
continuada’’. Foram identificados como desafios a falta de conhecimento sobre os
contraceptivos, a demanda assistencial elevada e a carência de capacitações para
os enfermeiros. Nesse contexto, a educação continuada entra como uma ferramenta
crucial para capacitar esses profissionais, assegurando que possam oferecer uma
educação em saúde em contracepção de qualidade, visando prevenir a ocorrência
de gravidez não planejada e melhorar a qualidade de vida sexual dos usuários,
consolidando assim o compromisso com a promoção da saúde. Considerações
finais: Destaca-se a importância do investimento na realização de atividades
educativas, na educação continuada para capacitação e atualização contínua
desses profissionais e maior abordagem do tema da contracepção na graduação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introduction: A fundamental role of nurses in Primary Care is to promote the health
of users, primarily through health education activities, including sexual and
reproductive health education, which encompasses contraception guidance. The
nurse's involvement in this practice relates to providing guidance on contraceptive
methods, their types, proper use, effectiveness, advantages and disadvantages, and
potential side effects. Objective: To identify the main challenges faced by nurses in
relation to contraception health education in a Basic Health Unit. Method: This was a
descriptive-exploratory, qualitative research conducted in a Basic Health Unit in a
municipality in the Southern Region of Brazil. The participants in this study were
nurses that work at this Basic Health Unit and are involved in contraception
education. Six nurses participated in the research. The study was conducted through
in-person interviews, with a semi-structured script consisting of thirteen questions
that covered participant characterization and aspects related to experiences and
perceptions about contraception education and continuing education. The interviews
were recorded and fully transcribed. The data collection took place in June 2023, and
the research followed the regulations governing human research. Results: The data
analysis resulted in three categories: "Perspectives on contraceptive methods
usage," "Challenges in contraception health education," and "Perceptions of
continuing education." Challenges identified included lack of knowledge about
contraceptives, high demand for healthcare services, and a lack of training for
nurses. In this context, continuing education emerges as a crucial tool to train these
professionals, ensuring they can provide quality education on contraception, aiming
to prevent unplanned pregnancies and improve users' sexual quality of life, thus
solidifying the commitment to health promotion. Conclusion: The importance of
investing in educational activities, continuing education for training and ongoing
professional development, and a more comprehensive approach to contraception in
undergraduate education is highlighted. |
pt_BR |
dc.format.extent |
77 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Enfermeiros |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Anticoncepção |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Nurses |
pt_BR |
dc.subject |
Contraception |
pt_BR |
dc.subject |
Primary Health Care |
pt_BR |
dc.subject |
Health Education |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education |
pt_BR |
dc.title |
Desafios na educação em saúde em contracepção enfrentados pelos enfermeiros da Atenção Básica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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