Frações egípcias e uma sequência didática para o ensino fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Frações egípcias e uma sequência didática para o ensino fundamental

Mostrar registro completo

Título: Frações egípcias e uma sequência didática para o ensino fundamental
Autor: Luiz, Nayara Caroline
Resumo: Neste trabalho, apresentamos e exploramos as ?frações egípcias?, que é um belo nome que representa o somatório de distintas frações unitárias. Veremos algumas de suas curiosas propriedades, além de métodos que nos permitem escrever alguns tipos de frações como uma fração egípcia, basicamente os métodos de Fibonacci, de Golomb, o método dos Números Práticos e o Geométrico. Além disso, ao final deste trabalho, é apresentada uma sequência que pode ser utilizada por professores da educação básica que queiram apresentar este conceito para os seus estudantes, mostrando que o conteúdo de fração vai além do que normalmente é visto em sala de aula.Abstract: In this work we present the ?egyptian fractions?, a nice name representing the sum of distinct unitary fractions. We will see some curious propierties and four methods to present a fraction as an egyptian fraction, the Fibonacci?s method, the Golomb?s, the Practical Numbers? and the Geometric method. In the final part of this work, we will see some suggestions to teachers who want to present this theory to their students in basic education.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252240
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PMTM-B0019-D.pdf 771.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar