Linguagem motivadora do líder e seu impacto em equipe de tecnologia da informação

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Title: Linguagem motivadora do líder e seu impacto em equipe de tecnologia da informação
Author: Forte, Denise Wentz
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo compreender os impactos da utilização da linguagem motivadora do líder, segundo liderados de uma equipe de TI, utilizando como base a Teoria da Linguagem Motivadora, que aborda a comunicação do líder em três dimensões, linguagem de orientação, linguagem de criação de significado e linguagem empática, e o seu direcionamento para obter resultados organizacionais. Para elucidar o objetivo de pesquisa, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual, inicialmente foi aplicada a Escala de Linguagem Motivadora, utilizando-se de uma Escala Likert de 5 pontos e, posteriormente, realizadas entrevistas semiestruturadas com integrantes de uma equipe de desenvolvimento de softwares, que são colaboradores de uma empresa de TI do Oeste de Santa Catarina. Para o aporte teórico foram realizadas revisão narrativa e também uma revisão integrativa da literatura, buscando as publicações que tratam da Teoria da Linguagem Motivadora, nas bases de dados. A partir da coleta de dados, foi utilizado como método de análise de dados a análise temática, em que foram identificadas três temas centrais, cada um deles relacionados com uma das dimensões da Linguagem Motivadora, sendo os temas: Linguagem que cria significado a partir da Metodologia Ágil; Políticas de Gestão de Pessoas a favor da Linguagem empática na área de TI; e Comunicação do Líder que enfatiza a Linguagem de Orientação. A partir da pesquisa foi possível concluir que a abordagem qualitativa auxilia no avanço dos estudos sobre a teoria utilizada, uma vez que não foram identificados estudos qualitativos sobre essa nas bases de dados pesquisadas, sendo possível explorar comportamentos e falas do líder que demonstram a presença da Linguagem Motivadora na comunicação do líder, diferentemente do que apareceu como resultado na aplicação da escala de Linguagem Motivadora, na qual não pôde ser identificada a frequência necessária de utilização da Linguagem Motivadora na comunicação do líder. Um resultado interessante da escala utilizada, foi de que o líder avaliado utilizaria em frequência adequada apenas a dimensão da Linguagem Motivadora, Linguagem Empática, resultado que difere de outros achados na literatura. Outro ponto relevante foi a percepção de que a Metodologia Ágil e as Práticas de Gestão de Pessoas utilizada na empresa de Tecnologia da Informação pesquisada dão suporte aos comportamentos de comunicação do líder avaliado, e com isso foi possível perceber a utilização da Linguagem Motivadora pelo líder da equipe pesquisada e o impacto positivo dela, principalmente no aumento da confiança da equipe na organização, crença no futuro da empresa, compromisso organizacional e intenção de ficar.Abstract: This dissertation aimed to understand the impacts of using the leader's motivating language, according to the leaders of an IT team, using as a basis the Motivating Language Theory, which addresses the leader's communication in three dimensions, orientation language, language of creating meaning and empathetic language, and directing them toward organizational outcomes. To elucidate the research objective, a qualitative research was carried out, in which, initially, the Motivating Language Scale as applied, using a 5-point Likert Scale and, subsequently, semi-structured interviews were carried out with members of a development team of softwares, who are employees of an IT company in the west of Santa Catarina. For the theoretical support, a narrative review and an integrative literature review were carried out, searching for publications that deal with the Theory of Motivating Language, in the databases. From the data collection, the thematic analysis was used as a data analysis method, in which three central themes were identified, each one of them related to one of the dimensions of the Motivating Language, being the themes: Language that creates meaning from the Agile Methodology; People Management Policies in favor of Empathetic Language in the IT area; and Leader Communication that emphasizes the Language of Guidance. From the research, it was possible to conclude that the qualitative approach helps in the advancement of studies on the theory used, since qualitative studies on this theory were not identified in the researched databases, making it possible to explore behaviors and speeches of the leader that demonstrate the presence of Motivating Language in the leader's communication, unlike what appeared as a result of applying the Motivating Language scale, in which the necessary frequency of use of the Motivating Language in the leader's communication could not be identified. An interesting result of the scale used was that the evaluated leader would use only the dimension of Motivating Language, Empathetic Language, in adequate frequency, a result that differs from other findings in the literature. Another relevant point was the perception that the Agile Methodology and the People Management Practices used in the researched Information Technology company support the evaluated leader's communication behaviors, and with that it was possible to perceive the use of the Motivating Language by the leader of the surveyed team and its positive impact, mainly on increasing the team's confidence in the organization, belief in the company's future, organizational commitment and intention to stay.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251294
Date: 2023


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