Title: | Partilhando Trajetórias: professoras do Curso de Ciências Sociais da UFSC |
Author: | Almeida, Carmen Beatriz Heisecke de |
Abstract: |
Neste trabalho procurei analisar a trajetória acadêmica de nove professoras do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, a partir de entrevistas realizadas entre 2020 e 2023 por equipe de alunas e professoras pesquisadoras do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC. Tratam-se de mulheres trabalhadoras que estiveram presentes ao longo dos primeiros 50 anos de história do Curso (1973-2023), contribuindo com a formação de seus currículos acadêmicos nas suas três áreas relacionadas – Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Com relevante participação em aspectos relacionados à gestão, ensino, pesquisa e extensão, a partir de seus relatos, procurei relacionar aspectos das suas vidas pessoais e profissionais com suas trajetórias acadêmicas, inseridas no contexto histórico em que se desenvolveram. Com o auxílio de quadros analíticos procurei qualificá-las, utilizando como referência metodológica as epistemologias feministas adotadas pelo núcleo de pesquisa em que o trabalho se desenvolveu, dando ênfase às contribuições trazidas nas entrevistas pelas próprias professoras, que as diferenciam e as qualificam como mulheres protagonistas dentro do campo científico. In this study I brought the academic trajectory of nine women professors of the Social Sciences Course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), research based on interviews conducted between 2020 and 2023 by a team of female students and professors from the Nucleus of Gender Identities and Subjectivities at UFSC. These are working women who together were present throughout the first 50 years (1973-2023) of the Course's history, contributing to the formation of its academic curriculum in its three related areas – Sociology, Anthropology and Political Science. With relevant participation in aspects related to management, teaching, research and extension. Based on their reports, I tried to relate aspects of their personal and professional lives with their academic trajectories, inserted in the historical context in which they developed. With the help of analytical tables, I tried to qualify them, using as a methodological reference the feminist epistemologies adopted by the research center in which the work was developed, emphasizing the contributions brought in the interviews by the teachers themselves, that differentiates and qualifies them as protagonist women within the scientific field |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251242 |
Date: | 14-08-23 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCL Partilhando Trajetorias_versaofinal.pdf_= | 941.4Kb | Unknown |
View/ |
TCL |