Partilhando Trajetórias: professoras do Curso de Ciências Sociais da UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grossi, Miriam Pillar |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Carmen Beatriz Heisecke de |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-26T15:05:29Z |
|
dc.date.available |
2023-09-26T15:05:29Z |
|
dc.date.issued |
14-08-23 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251242 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho procurei analisar a trajetória acadêmica de nove professoras do Curso de
Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, a partir de entrevistas
realizadas entre 2020 e 2023 por equipe de alunas e professoras pesquisadoras do Núcleo de
Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC. Tratam-se de mulheres trabalhadoras que
estiveram presentes ao longo dos primeiros 50 anos de história do Curso (1973-2023),
contribuindo com a formação de seus currículos acadêmicos nas suas três áreas relacionadas
– Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Com relevante participação em aspectos
relacionados à gestão, ensino, pesquisa e extensão, a partir de seus relatos, procurei relacionar
aspectos das suas vidas pessoais e profissionais com suas trajetórias acadêmicas, inseridas no
contexto histórico em que se desenvolveram. Com o auxílio de quadros analíticos procurei
qualificá-las, utilizando como referência metodológica as epistemologias feministas adotadas
pelo núcleo de pesquisa em que o trabalho se desenvolveu, dando ênfase às contribuições
trazidas nas entrevistas pelas próprias professoras, que as diferenciam e as qualificam como
mulheres protagonistas dentro do campo científico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this study I brought the academic trajectory of nine women professors of the Social
Sciences Course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), research based on
interviews conducted between 2020 and 2023 by a team of female students and professors
from the Nucleus of Gender Identities and Subjectivities at UFSC. These are working women
who together were present throughout the first 50 years (1973-2023) of the Course's history,
contributing to the formation of its academic curriculum in its three related areas – Sociology,
Anthropology and Political Science. With relevant participation in aspects related to
management, teaching, research and extension. Based on their reports, I tried to relate aspects
of their personal and professional lives with their academic trajectories, inserted in the
historical context in which they developed. With the help of analytical tables, I tried to
qualify them, using as a methodological reference the feminist epistemologies adopted by the
research center in which the work was developed, emphasizing the contributions brought in
the interviews by the teachers themselves, that differentiates and qualifies them as protagonist
women within the scientific field |
pt_BR |
dc.format.extent |
58 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Mulheres Cientistas |
pt_BR |
dc.subject |
História das Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetórias |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo |
pt_BR |
dc.title |
Partilhando Trajetórias: professoras do Curso de Ciências Sociais da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar