Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre

Mostrar registro completo

Título: Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre
Autor: Souza, Ana Vieira de; Schmitz, Gustavo Comiotto; Joppi Filho, Nelson Luiz; Resmer, João Pedro Perez; de Santiago, Rafael
Resumo: Congestionamento no tráfego de veículos terrestres afeta a população de grandes cidades. Network Design Problems (NDPs) aplicados ao trânsito de veículos são problemas de otimização que determinam o projeto de trânsito para uma cidade. Eles podem representar vários aspectos complexos das cidades, como tráfego multimodal e o transporte público. Um dos modelos presentes na literatura para lidar com NDPs é o Salman-Alaswad. Nele, alterações no projeto de trânsito de veículos de uma cidade é avaliado considerando inversões na direção de tráfego em pistas das estradas. Para isso, o modelo Salman-Alaswad emprega um método computacional que opera em dois níveis: (i) avaliação dos projetos pela metaheurística de algoritmo genético; e (ii) definição do equilíbrio do usuário dado por cadeias de Markov. O presente documento relata os resultados obtidos em projeto do pesquisa “Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre” (código no SIGPEX da UFSC 202004500). O projeto teve o objetivo de adaptar o modelo Salman-Alaswad alterando-o para incluir a adição ou remoção de novas pistas e estradas no projeto de trânsito de uma cidade. Para atender esse projeto, realizou-se: levantamento e seleção de modelos e heurísticas sobre NDPs, especificou-se adaptação do modelo e método computacional Salman-Alaswad, foram implementadas as adaptações através de métodos heurísticos de algoritmos genéticos e buscas locais, resultados foram analisados e divulgados em locais de livre acesso. Como resultados obtidos, destacam-se a investigação e métodos heurísticos que são capazes de melhorar o projeto de trânsito dado um modelo de equilíbrio de usuário da via.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251176
Data: 2023-08-17


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
RT-01-2023.pdf 3.816Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar