Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre
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dc.contributor.author |
Souza, Ana Vieira de |
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dc.contributor.author |
Schmitz, Gustavo Comiotto |
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dc.contributor.author |
Joppi Filho, Nelson Luiz |
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dc.contributor.author |
Resmer, João Pedro Perez |
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dc.contributor.author |
de Santiago, Rafael |
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dc.date.accessioned |
2023-09-21T13:58:11Z |
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dc.date.available |
2023-09-21T13:58:11Z |
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dc.date.issued |
2023-08-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251176 |
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dc.description.abstract |
Congestionamento no tráfego de veículos terrestres afeta a população de grandes
cidades. Network Design Problems (NDPs) aplicados ao trânsito de veículos são problemas
de otimização que determinam o projeto de trânsito para uma cidade. Eles podem
representar vários aspectos complexos das cidades, como tráfego multimodal e o transporte
público. Um dos modelos presentes na literatura para lidar com NDPs é o Salman-Alaswad.
Nele, alterações no projeto de trânsito de veículos de uma cidade é avaliado considerando
inversões na direção de tráfego em pistas das estradas. Para isso, o modelo Salman-Alaswad
emprega um método computacional que opera em dois níveis: (i) avaliação dos projetos
pela metaheurística de algoritmo genético; e (ii) definição do equilíbrio do usuário dado
por cadeias de Markov. O presente documento relata os resultados obtidos em projeto
do pesquisa “Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos
de Malha Viária Terrestre” (código no SIGPEX da UFSC 202004500). O projeto teve
o objetivo de adaptar o modelo Salman-Alaswad alterando-o para incluir a adição ou
remoção de novas pistas e estradas no projeto de trânsito de uma cidade. Para atender
esse projeto, realizou-se: levantamento e seleção de modelos e heurísticas sobre NDPs,
especificou-se adaptação do modelo e método computacional Salman-Alaswad, foram
implementadas as adaptações através de métodos heurísticos de algoritmos genéticos e
buscas locais, resultados foram analisados e divulgados em locais de livre acesso. Como
resultados obtidos, destacam-se a investigação e métodos heurísticos que são capazes de
melhorar o projeto de trânsito dado um modelo de equilíbrio de usuário da via. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Apoiado pelo Departamento de Informática e Estatística da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico) através de bolsas pelo programa PIBIC. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
Relatório Técnico INE;001/2023 |
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dc.subject |
Network Design Problem |
pt_BR |
dc.subject |
Otimização Discreta |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos Heurísticos |
pt_BR |
dc.title |
Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
dc.abstract.summary |
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