Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre

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Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre

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dc.contributor.author Souza, Ana Vieira de
dc.contributor.author Schmitz, Gustavo Comiotto
dc.contributor.author Joppi Filho, Nelson Luiz
dc.contributor.author Resmer, João Pedro Perez
dc.contributor.author de Santiago, Rafael
dc.date.accessioned 2023-09-21T13:58:11Z
dc.date.available 2023-09-21T13:58:11Z
dc.date.issued 2023-08-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251176
dc.description.abstract Congestionamento no tráfego de veículos terrestres afeta a população de grandes cidades. Network Design Problems (NDPs) aplicados ao trânsito de veículos são problemas de otimização que determinam o projeto de trânsito para uma cidade. Eles podem representar vários aspectos complexos das cidades, como tráfego multimodal e o transporte público. Um dos modelos presentes na literatura para lidar com NDPs é o Salman-Alaswad. Nele, alterações no projeto de trânsito de veículos de uma cidade é avaliado considerando inversões na direção de tráfego em pistas das estradas. Para isso, o modelo Salman-Alaswad emprega um método computacional que opera em dois níveis: (i) avaliação dos projetos pela metaheurística de algoritmo genético; e (ii) definição do equilíbrio do usuário dado por cadeias de Markov. O presente documento relata os resultados obtidos em projeto do pesquisa “Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre” (código no SIGPEX da UFSC 202004500). O projeto teve o objetivo de adaptar o modelo Salman-Alaswad alterando-o para incluir a adição ou remoção de novas pistas e estradas no projeto de trânsito de uma cidade. Para atender esse projeto, realizou-se: levantamento e seleção de modelos e heurísticas sobre NDPs, especificou-se adaptação do modelo e método computacional Salman-Alaswad, foram implementadas as adaptações através de métodos heurísticos de algoritmos genéticos e buscas locais, resultados foram analisados e divulgados em locais de livre acesso. Como resultados obtidos, destacam-se a investigação e métodos heurísticos que são capazes de melhorar o projeto de trânsito dado um modelo de equilíbrio de usuário da via. pt_BR
dc.description.sponsorship Apoiado pelo Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) através de bolsas pelo programa PIBIC. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório Técnico INE;001/2023
dc.subject Network Design Problem pt_BR
dc.subject Otimização Discreta pt_BR
dc.subject Métodos Heurísticos pt_BR
dc.title Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre pt_BR
dc.type Technical Report pt_BR
dc.abstract.summary


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