Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas: o jogo como instrumento de mediação da aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
Show full item record
Title:
|
Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas: o jogo como instrumento de mediação da aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
Author:
|
Grigoli, Juliana de Jesus
|
Abstract:
|
O uso de jogos em aulas de Sociologia para mediar os processos de ensino-aprendizagem é uma prática que contribui para o desenvolvimento intelectual dos estudantes do Ensino Médio e por isso merece espaço nas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar um jogo para professores e alunos/as de Ensino Médio no Brasil sobre direitos humanos visto do ponto de vista sociológico. Em termos de metodologia de pesquisa, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o conceito e o histórico dos direitos humanos, o ensino de Sociologia no Brasil e as teorias sobre jogos na educação, assim como uma pesquisa qualitativa ao qual se obteve os dados por meio de uma proposta de intervenção pedagógica referente a aplicação do jogo de quiz “Direitos Humanos na Jogada” em forma de pré-teste com estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Após o pré-teste, os estudantes responderam a um questionário disponibilizado no Google Forms. A análise dos dados coletados demonstra que o jogo “Direitos Humanos na Jogada” é um instrumento de ensino- aprendizagem que contribui para o aprendizado de conteúdos sobre direitos humanos e Sociologia, tornando o aprender mais prazeroso, além de garantir maior interação e participação dos estudantes nas dinâmicas propostas. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251099
|
Date:
|
2023-08-17 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar