Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas: o jogo como instrumento de mediação da aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio

DSpace Repository

A- A A+

Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas: o jogo como instrumento de mediação da aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Idargo, Alexandre Bergamo
dc.contributor.author Grigoli, Juliana de Jesus
dc.date.accessioned 2023-09-15T11:11:12Z
dc.date.available 2023-09-15T11:11:12Z
dc.date.issued 2023-08-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251099
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O uso de jogos em aulas de Sociologia para mediar os processos de ensino-aprendizagem é uma prática que contribui para o desenvolvimento intelectual dos estudantes do Ensino Médio e por isso merece espaço nas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar um jogo para professores e alunos/as de Ensino Médio no Brasil sobre direitos humanos visto do ponto de vista sociológico. Em termos de metodologia de pesquisa, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o conceito e o histórico dos direitos humanos, o ensino de Sociologia no Brasil e as teorias sobre jogos na educação, assim como uma pesquisa qualitativa ao qual se obteve os dados por meio de uma proposta de intervenção pedagógica referente a aplicação do jogo de quiz “Direitos Humanos na Jogada” em forma de pré-teste com estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Após o pré-teste, os estudantes responderam a um questionário disponibilizado no Google Forms. A análise dos dados coletados demonstra que o jogo “Direitos Humanos na Jogada” é um instrumento de ensino- aprendizagem que contribui para o aprendizado de conteúdos sobre direitos humanos e Sociologia, tornando o aprender mais prazeroso, além de garantir maior interação e participação dos estudantes nas dinâmicas propostas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Jogos educacionais; direitos humanos; ensino de Sociologia pt_BR
dc.title Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas: o jogo como instrumento de mediação da aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCL_JulianadeJesusGrigoli 1.pdf 2.137Mb PDF View/Open TCC - Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar