Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas: o jogo como instrumento de mediação da aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Idargo, Alexandre Bergamo |
|
dc.contributor.author |
Grigoli, Juliana de Jesus |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-15T11:11:12Z |
|
dc.date.available |
2023-09-15T11:11:12Z |
|
dc.date.issued |
2023-08-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251099 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O uso de jogos em aulas de Sociologia para mediar os processos de ensino-aprendizagem é uma prática que contribui para o desenvolvimento intelectual dos estudantes do Ensino Médio e por isso merece espaço nas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar um jogo para professores e alunos/as de Ensino Médio no Brasil sobre direitos humanos visto do ponto de vista sociológico. Em termos de metodologia de pesquisa, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o conceito e o histórico dos direitos humanos, o ensino de Sociologia no Brasil e as teorias sobre jogos na educação, assim como uma pesquisa qualitativa ao qual se obteve os dados por meio de uma proposta de intervenção pedagógica referente a aplicação do jogo de quiz “Direitos Humanos na Jogada” em forma de pré-teste com estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Após o pré-teste, os estudantes responderam a um questionário disponibilizado no Google Forms. A análise dos dados coletados demonstra que o jogo “Direitos Humanos na Jogada” é um instrumento de ensino- aprendizagem que contribui para o aprendizado de conteúdos sobre direitos humanos e Sociologia, tornando o aprender mais prazeroso, além de garantir maior interação e participação dos estudantes nas dinâmicas propostas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Jogos educacionais; direitos humanos; ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas: o jogo como instrumento de mediação da aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar