Racioletramento nos processos de escolarização de crianças haitianas na educação básica: entre práticas de inferiorização e interculturalidade

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Racioletramento nos processos de escolarização de crianças haitianas na educação básica: entre práticas de inferiorização e interculturalidade

Mostrar registro completo

Título: Racioletramento nos processos de escolarização de crianças haitianas na educação básica: entre práticas de inferiorização e interculturalidade
Autor: Rodrigues, Caroline Vieira
Resumo: Esta pesquisa se configura como uma investigação acerca dos processos de escolarização que envolvem crianças haitianas na educação básica brasileira e tem como objetivo principal compreender as relações entre ideologias de linguagem, racialização e letramento nesse contexto. Este estudo se caracteriza como uma investigação etnográfica desenvolvida ao longo de um ano letivo em uma escola de educação básica no município de Pinhais, no Estado do Paraná, local de presença marcante de crianças haitianas nas escolas da rede municipal de ensino. O grupo de participantes da pesquisa é composto por membros e membras da comunidade escolar que partilharam experiências durante o período letivo com a pesquisadora, entre eles a equipe pedagógica e administrativa da escola, equipe docente, docentes externas, crianças haitianas estudantes na instituição e suas respectivas famílias. Em diálogo com discussões dos campos da Linguística Aplicada, Sociolinguística, Antropologia da Linguagem e a Educação, este trabalho traz para o centro do debate ideologias de linguagem, sujeito, cultura e conhecimento, a fim de lançar cor à compreensão de como tais noções, colonialmente orientadas, atravessam as relações sociais, as práticas de letramento e a percepção das subjetividades haitianas no ambiente educacional. As conclusões indicam que os processos de racialização acontecem por meio da linguagem e sustentam ideologias raciolinguísticas de que as crianças haitianas não possuem linguagem, conhecimento e disposição para aprendizagem; tais percepções racializadas sobre falantes e suas práticas de linguagem entram em conflito com outras ideologias linguísticas que circulam no espaço escolar, o que acarreta diferentes processos de racioletramento. Por racioletramento concebo práticas de letramento orientadas pela dimensão racial da leitura e da escrita e, neste trabalho, destaco dois âmbitos distintos desse fenômeno: enquanto há ideologias raciolinguísticas que encaminham processos de racioletramento para a suposta incapacidade cognitiva das(os) estudantes, outras ideologias linguísticas interculturais propõem o racioletramento como resistência e criam espaços para os repertórios linguísticos e culturais das crianças negras haitianas na escola. Em linha com uma visão crítica e emancipatória da Linguística Aplicada, este trabalho traz encaminhamentos para questionar ideologias linguísticas coloniais e abrir caminhos para processos de racioletramento como resistência, a fim de ressignificar o espaço para os corpos negros e seus saberes no cenário educacional brasileiro.Abstract: This research is an investigation about the schooling processes that involve Haitian children in Brazilian basic education, and it aims to understand the connections between language ideologies, racialization, and literacy in this context. This study is characterized as an ethnographic investigation developed over a school year in a basic education school in the municipality of Pinhais, in the State of Paraná, a place with a strong presence of Haitian children in local schools. The group of participants is composed of members of the school community who shared experiences during the school year with the researcher, including the school's pedagogical and administrative staff, teachers, external teachers, Haitian children studying at the institution and their respective families. Drawing from the field of Applied Linguistics, in connection with studies from Sociolinguistics, Language Anthropology and Education, this work brings to debate ideologies of language, subject, culture and knowledge, in order to investigate how such notions, crossed by colonial perspectives, affect social relations and structure linguistic policies, literacy practices and the perception of Haitian subjectivities in the educational system. The conclusions indicate that the racialization processes happen through language and support raciolinguistic ideologies that Haitian children do not have language, knowledge or willingness to learn; such racialized perceptions about speakers and their language practices conflict with other linguistic ideologies that circulate in the school space, which leads to different racioliteracy processes. By racioliteracy I understand literacy practices guided by the racial dimension of reading and writing and, in this work, I highlight two distinct areas of this phenomenon: while there are raciolinguistic ideologies that guide racioliteracy processes towards the supposed cognitive incapacity of students, other intercultural linguistic ideologies propose racioliteracy as resistance and create spaces for the linguistic and cultural repertoires of black Haitian children at school. Associated with a critical and emancipatory perspective of the field of Applied Linguistics, this work questions colonial linguistic ideologies and open paths for considering racioliteracy processes as resistance, in order to re-signify spaces for the black bodies and their knowledge in the Brazilian educational system.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251093
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PLLG0922-T.pdf 7.175Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar