Abstract:
|
Nossa realidade conta com a falta de acessibilidade educativa, a qual está ligada a
barreiras que impedem as pessoas com deficiência de participar plenamente no
processo de aprendizado, mobilidade e comunicação, logo, se não houver assistência a
estes alunos, os mesmos terão de enfrentar tais desafios na vida sem o preparo e
acessibilidade adequada, o que é um grande absurdo, considerando que estamos um
século onde a sociedade e seus representantes deveriam se doar pela igualdade e por
direitos iguais. Pensando nisso, o objetivo do Labtae (Laboratório de Tecnologia
Assistiva e Educação) e seus diversos projetos ramificados, carregam consigo a
finalidade de criar recursos educacionais, sendo elas: tecnologias assistivas, jogos
físicos e muito mais.
O estudo foi realizado entre março e agosto de 2023 por beneficiários do programa
PIBIC-EM. O estudo relata as atividades e resultados de um projeto implementado
pelo Labtae, cujo foco principal é promover acessibilidade e inclusão em ambientes de
aprendizagem, além de enfatizar o aspecto mercadológico do laboratório. A equipe
que trabalhou no projeto era composta por três alunas beneficiados pelo projeto
PIBIC-EM, uma aluna de graduação do PIBIC, a coordenadora do projeto, e uma
orientadora do Labtae, também contando com contribuições voluntárias de vez em
quando.
Mediante ao processo de produção do relatório, as nossas atividades promocionais em
plataformas de redes sociais registaram progressos significativos. Tanto que até
indicamos um livro dedicado à educação especial, anunciamos as defesas de TCCs das
alunas da UFSC e elas discutiram o tema: “acessibilidade escolar”, visando a
igualdade para todos no ramo do aprendizado.
Também não poderia deixar de citar a apresentação do projeto em uma postagem
informativa e estivemos fortemente envolvidos em nossos esforços para promover um
de nossos jogos educativos e inclusivos, mesmo enfrentando alguns desafios. Logo,
durante o evento “Sumit Cidades” distribuímos folhetos informativos, o que reforçou
a nossa presença física e permitiu um aumento significativo na interação direta com o
público, ampliando assim a nossa visibilidade. Durante este período, conseguimos
atrair um número considerável de novos seguidores nas redes sociais, onde sempre
estamos muito ativos e procuramos disseminar o conhecimento e inclusão. Podemos
então concluir que tais conclusões atingem o Labtae, assim segue nosso compromisso
incansável na promoção da educação, a qual transforma a nós em pessoas de caráter,
pessoas justas, pessoas fortes e prontificadas. |