Concordância entre os valores obtidos por um aparelho de bioimpedância elétrica unifrequencial e um aparelho de bioimpedância multifrequencial em crianças sobreviventes da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP)

DSpace Repository

A- A A+

Concordância entre os valores obtidos por um aparelho de bioimpedância elétrica unifrequencial e um aparelho de bioimpedância multifrequencial em crianças sobreviventes da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP)

Show full item record

Title: Concordância entre os valores obtidos por um aparelho de bioimpedância elétrica unifrequencial e um aparelho de bioimpedância multifrequencial em crianças sobreviventes da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP)
Author: Benitez, Lao Pessette
Abstract: Introdução: Pacientes pediátricos que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) tem risco aumentado para complicações relacionadas a crescimento e desenvolvimento. É importante que estejam disponíveis métodos acessíveis e práticos, para que seja feito o monitoramento dos marcadores supracitados. Os aparelhos de bioimpedância elétrica (BIA) têm a capacidade de fornecer informações sobre a saúde das células, dos compartimentos corporais e de composição corporal, colocando-se como importante aliado ao monitoramento dos pacientes da UTIP. Objetivos: Este trabalho avaliou a concordância dos valores obtidos de resistência (R), reactância (Xc), impedância(Z), ângulo de fase (θ), massa livre de gordura (MLG) e água corporal total (ACT) a partir de dois aparelhos de BIA, unifrequencial e multifrequencial em pacientes sobreviventes de internação em UTIP. Métodos: Este é um estudo transversal, realizado com 9 pacientes que estiveram internados previamente em UTIP entre 2013 e 2016. Foram coletados, em 2022 e 2023, dados de caracterização, antropometria e BIA com um aparelho unifrequencial BIA 450 (BIODYNAMICS, RJL systems) e um multifrequencial Body Composition Monitor (BCM, Freseniuns Medical Cara®). Dados assimétricos foram apresentados em numero absoluto e percentual, e em mediana e intervalo interquartil (IQR). Foi aplicado o teste de concordância de Bland-Altman para avaliar concordância entre os aparelhos dos indicadores de resistência, reactância, impedância, ângulo de fase, massa livre de gordura e água corporal total. Resultados: Foram avaliados 9 pacientes, 88% sexo masculino, mediana de idade de 8 anos. A mediana do escore-z de estatura/idade foi de -0,22 [IQR-0,84; 0,56] e de índice de massa corporal para idade (IMC/idade) foi de 0,50 [IQR -0,48; 1,66]. Foi observada concordância fraca para resistência e ângulo de fase e concordância substancial nos valores de resistência, impedância e massa livre de gordura. Única concordância quase perfeita foi observada apenas nos valores de água corporal total. Conclusão: Foi observada a falta de concordância entre valores obtidos por aparelho multifrequencial (BCM) e um unifrequencia (RJL-systems). Destaca-se que pequenas variações nos valores dos vetores podem representar significativas mudanças e erros de avaliação no estado nutricional dos pacientes. Assim, o desenvolvimento de valores de referência deve ser específico ao aparelho utilizado e devem ser interpretados com cautela.
Description: Vídeo Apresentaçãodo Projeto de Iniciação Científica (PIBIC 2022-2023) em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251027
Date: 2023-09-10


Files in this item

Files Size Format View Description
Apst IC LB.mp4 15.49Mb MPEG-4 video View/Open Relatório Final do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC 2022-2023) em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar