Abstract:
|
Introdução: Pacientes pediátricos que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) tem risco aumentado para complicações relacionadas a crescimento e desenvolvimento. É importante que estejam disponíveis métodos acessíveis e práticos, para que seja feito o monitoramento dos marcadores supracitados. Os aparelhos de bioimpedância elétrica (BIA) têm a capacidade de fornecer informações sobre a saúde das células, dos compartimentos corporais e de composição corporal, colocando-se como importante aliado ao monitoramento dos pacientes da UTIP.
Objetivos: Este trabalho avaliou a concordância dos valores obtidos de resistência (R), reactância (Xc), impedância(Z), ângulo de fase (θ), massa livre de gordura (MLG) e água corporal total (ACT) a partir de dois aparelhos de BIA, unifrequencial e multifrequencial em pacientes sobreviventes de internação em UTIP.
Métodos: Este é um estudo transversal, realizado com 9 pacientes que estiveram internados previamente em UTIP entre 2013 e 2016. Foram coletados, em 2022 e 2023, dados de caracterização, antropometria e BIA com um aparelho unifrequencial BIA 450 (BIODYNAMICS, RJL systems) e um multifrequencial Body Composition Monitor (BCM, Freseniuns Medical Cara®). Dados assimétricos foram apresentados em numero absoluto e percentual, e em mediana e intervalo interquartil (IQR). Foi aplicado o teste de concordância de Bland-Altman para avaliar concordância entre os aparelhos dos indicadores de resistência, reactância, impedância, ângulo de fase, massa livre de gordura e água corporal total.
Resultados: Foram avaliados 9 pacientes, 88% sexo masculino, mediana de idade de 8 anos. A mediana do escore-z de estatura/idade foi de -0,22 [IQR-0,84; 0,56] e de índice de massa corporal para idade (IMC/idade) foi de 0,50 [IQR -0,48; 1,66]. Foi observada concordância fraca para resistência e ângulo de fase e concordância substancial nos valores de resistência, impedância e massa livre de gordura. Única concordância quase perfeita foi observada apenas nos valores de água corporal total.
Conclusão: Foi observada a falta de concordância entre valores obtidos por aparelho multifrequencial (BCM) e um unifrequencia (RJL-systems). Destaca-se que pequenas variações nos valores dos vetores podem representar significativas mudanças e erros de avaliação no estado nutricional dos pacientes. Assim, o desenvolvimento de valores de referência deve ser específico ao aparelho utilizado e devem ser interpretados com cautela. |