Em um mundo onde a tecnologia desempenha um papel fundamental, o avanço tecnológico tem ampliado o acesso ao conhecimento científico. Pensando nisso, o LEUr desenvolveu a plataforma "Ecossistemas das Cidades" que busca orientar a administração urbana no campo da Arquitetura e Urbanismo, promovendo a regeneração ambiental, a qualidade de vida e a redução das desigualdades.
A plataforma aborda principalmente a importância da interconexão das produções científicas dentro dos campos do conhecimento, promovendo uma visão holística e sistêmica para os desafios urbanos.
Com o intuito de divulgação da plataforma, o ciclo de pesquisa da bolsista se inseriu na gama de produção audiovisual, onde foi desenvolvido junto à equipe roteiros baseados na pesquisa e nos eixos-temáticos da plataforma, através de vídeos catalisadores para a divulgação da pesquisa no meio acadêmico. Essa via de comunicação é muito poderosa para ampliar a difusão das pesquisas através de narrativas conscientizadoras, propiciando uma síntese para uma comunicação sucinta, sem perder o contexto científico da mensagem. Além disso, essa abordagem de comunicação é vista como a partir da responsabilidade ética diante da crise ambiental e da falta de conhecimento científico na sociedade, com um alcance significativo e abrangente da comunicação científica, um passo importante para a democratização desse acesso.
Esses esforços visam beneficiar planejadores urbanos, pesquisadores e gestores públicos, contribuindo para a criação de cidades resilientes e alinhadas com princípios sistêmicos. A abordagem interdisciplinar fortalece a conexão entre pesquisa científica e aplicação prática, beneficiando tanto a sociedade quanto a academia, aliando o seu conteúdo no contexto audiovisual se torna ainda mais democrática e de fácil acesso. A plataforma "Ecossistemas das Cidades" representa um passo significativo na promoção da igualdade, fortalecimento da democracia, sustentabilidade e saúde, tendo como plano de fundo a mudança climática e a qualidade de vida.