Abstract:
|
A revolução digital trouxe consigo um vasto leque de ferramentas que facilitam o acesso a artigos científicos e permitem que estudantes e pesquisadores explorem com mais facilidade conteúdos relacionados a diversas especialidades. No entanto, a fragmentação dessas plataformas e a indisponibilidade de acesso aos dados abertos, subjacentes em cada publicação, tem gerado desafios significativos para os pesquisadores, criando um ambiente onde as informações são dispersas entre várias fontes, dificultando o cruzamento entre diferentes campos científicos. Além disso, no meio técnico e administrativo, a utilização dessas ferramentas é ainda pouco disseminada, distanciando a produção científica das práticas diárias de profissionais como arquitetos, urbanistas e gestores públicos.
Tendo tal problemática em vista, o Laboratório de Ecologia Urbana (LEUr) iniciou uma pesquisa com o intuito de elaborar uma nova ferramenta, denominada Plataforma Ecossistema das Cidades, criando uma interface que facilite o diálogo entre o meio acadêmico e técnico, onde artigos científicos de diferentes áreas de estudo possam ser organizados em eixos temáticos definidos a partir das principais demandas das cidades. De início, foram definidos quatorze temas balizadores da plataforma: água, biodiversidade, comunidade, consumo e descarte, economia, educação, energia, equidade, governança, mobilidade, moradia, resiliência ambiental, saúde e bem-estar e uso do solo natural.
A partir da necessidade de compreensão dos quatorze eixos presentes na Plataforma Ecossistema das Cidades, nosso trabalho iniciou pela busca por artigos científicos que pudessem embasar e auxiliar na definição desses importantes temas urbanos. Com a conclusão da definição dos eixos e discussões iniciais, produzimos um vídeo objetivando a disseminação da abordagem sistêmica e divulgação da Plataforma Ecossistema das Cidades. Por fim, com um primeiro banco de dados de artigos científicos estabelecido, foram investigadas diferentes ferramentas capazes de auxiliar na catalogação das publicações científicas, estruturadas nos quatorze eixos propostos, objetivando a integração dos artigos de acordo com sua relevância e relação com dois ou mais eixos. Entre tais ferramentas, podemos destacar a automatização de buscas no software PDF Reader através de códigos na linguagem Python e a exploração de outras ferramentas como o ChatGPT para otimizar essas buscas. A intenção de uso das ferramentas se resume em ter um meio ágil e preciso de categorizar os artigos.
Nesse contexto da pesquisa, a contribuição da bolsista do programa de Iniciação científica se destacou nas discussões preliminares sobre o funcionamento e criação da plataforma, na obtenção da base de dados inicial, na investigação de ferramentas para organização e catalogação dos primeiros materiais compositivos do objeto de estudo e na exploração de programas gráficos, como o Adobe After Effects, para a divulgação das pesquisas. |