Abstract:
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O presente trabalho teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos candidatos que concluíram o Ensino Médio no CA/UFSC na prova de Biologia do Vestibular UFSC 2016 e apresentar uma organização visual dos dados gerados pela COPERVE. Os dados com as respostas das questões de todos os candidatos, somatório das proposições assinaladas, foram manipulados para a obtenção dos percentuais de acerto total das questões em quatro grupos: CA/UFSC, demais escolas federais, escolas estaduais e escolas privadas. Em seguida, foram calculados os percentuais de acerto dos candidatos do CA/UFSC em cada proposição. O CA/UFSC apresentou uma média de 12,5% dos candidatos acertando a questão por inteira, com uma alta taxa de variação, as médias vão desde 1,92% até 25%. As piores porcentagens foram em questões que envolviam principalmente os conteúdos de genética, conteúdo considerado difícil, e biologia celular e molecular, conteúdo amplamente trabalhado no ensino médio. Nas questões com pior média de acerto pelos candidatos do CA/UFSC (questões 31, 34 e 38), também foram as que as demais escolas tiveram maior dificuldade, com isso a banca recebeu como resposta o grau de dificuldade difícil, embora não esperasse isso de uma delas (questão 38). Assim, percebe-se que, em geral, todas as escolas tiveram dificuldade nas questões que envolviam genética e biologia celular e molecular, provavelmente também, pelo uso de termos mais técnicos e pela necessidade de interpretação de imagens. Essas informações são relevantes aos professores da disciplina de Biologia do CA/UFSC, no que se refere, sobretudo, ao nível de dificuldade dos conteúdos e à abordagem das questões, que podem ser utilizadas como elemento investigativo dos planos de ensino e das metodologias aplicadas à disciplina. |