Desempenho dos candidatos do Colégio de Aplicação da Universidade de Santa Catarina nas provas de Biologia dos Vestibulares UFSC 2016.

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Desempenho dos candidatos do Colégio de Aplicação da Universidade de Santa Catarina nas provas de Biologia dos Vestibulares UFSC 2016.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Onofre, Alberto Vinicius Casimiro
dc.contributor.author Kitzig, Gustavo Rodrigues
dc.date.accessioned 2023-09-06T16:43:00Z
dc.date.available 2023-09-06T16:43:00Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250363
dc.description Seminário de iniciação científica e tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Colégio de Aplicação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos candidatos que concluíram o Ensino Médio no CA/UFSC na prova de Biologia do Vestibular UFSC 2016 e apresentar uma organização visual dos dados gerados pela COPERVE. Os dados com as respostas das questões de todos os candidatos, somatório das proposições assinaladas, foram manipulados para a obtenção dos percentuais de acerto total das questões em quatro grupos: CA/UFSC, demais escolas federais, escolas estaduais e escolas privadas. Em seguida, foram calculados os percentuais de acerto dos candidatos do CA/UFSC em cada proposição. O CA/UFSC apresentou uma média de 12,5% dos candidatos acertando a questão por inteira, com uma alta taxa de variação, as médias vão desde 1,92% até 25%. As piores porcentagens foram em questões que envolviam principalmente os conteúdos de genética, conteúdo considerado difícil, e biologia celular e molecular, conteúdo amplamente trabalhado no ensino médio. Nas questões com pior média de acerto pelos candidatos do CA/UFSC (questões 31, 34 e 38), também foram as que as demais escolas tiveram maior dificuldade, com isso a banca recebeu como resposta o grau de dificuldade difícil, embora não esperasse isso de uma delas (questão 38). Assim, percebe-se que, em geral, todas as escolas tiveram dificuldade nas questões que envolviam genética e biologia celular e molecular, provavelmente também, pelo uso de termos mais técnicos e pela necessidade de interpretação de imagens. Essas informações são relevantes aos professores da disciplina de Biologia do CA/UFSC, no que se refere, sobretudo, ao nível de dificuldade dos conteúdos e à abordagem das questões, que podem ser utilizadas como elemento investigativo dos planos de ensino e das metodologias aplicadas à disciplina. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Vestibular UFSC pt_BR
dc.subject Prova de Biologia pt_BR
dc.subject Colégio de Aplicação pt_BR
dc.title Desempenho dos candidatos do Colégio de Aplicação da Universidade de Santa Catarina nas provas de Biologia dos Vestibulares UFSC 2016. pt_BR
dc.type Video pt_BR


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