A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: cartografia e análise dialógica dos discursos de pesquisas - dissertações e teses - produzidas no Brasil (1998-2021)

DSpace Repository

A- A A+

A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: cartografia e análise dialógica dos discursos de pesquisas - dissertações e teses - produzidas no Brasil (1998-2021)

Show full item record

Title: A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: cartografia e análise dialógica dos discursos de pesquisas - dissertações e teses - produzidas no Brasil (1998-2021)
Author: Raupp, Eliane Santos
Abstract: Esta tese tem por objetivo analisar dialogicamente os discursos das pesquisas sobre análise linguística (AL), prática de análise linguística (PAL) e prática de análise linguística linguística/semiótica (PAL/S) catalogadas nos Bancos de Dados institucionais brasileiros, visando a não somente cartografar a incidência dessas pesquisas por território nacional, instituições de ensino e programas de pós-graduação, mas também desvelar, discursivamente os matizes ideológico-valorativos que as engendram e as alicerçam arquitetonicamente. O trabalho reveste-se de pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (LA), de Bakhtin e o Círculo, e metodologicamente, de pressupostos teóricos da Análise Bibliométrica (AB) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) perpassados por um movimento de Triangulação. A AB possibilitou a identificação e a quantificação das pesquisas produzidas e a representação cartográfica dos resultados alcançados, tornando visível o cenário cartográfico da produção científica brasileira sobre AL, PAL, PAL/S no Brasil, durante o período delimitado (1998 a 2021). A ADD, por sua vez, possibilitou a compreensão da dimensão discursiva engendrada nas referidas pesquisas, as relações dialógicas entretecidas na produção científica e as reverberações de sentido acerca da AL, PAL, PAL/S, ao longo do período analisado. Foi possível observarmos, a partir do procedimento analítico adotado, a existência discreta, mas ainda real, de um embate entre a mudança e a tradição, entre o inovador e o tradicional, embate que tem configurado o panorama do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no Brasil e que, em nossa compreensão, encontra-se materialmente manifestado nos discursos sobre AL, PAL, PAL/S na produção científica analisada, bem como a ascensão e a predominância da referida produção sobre o escopo semântico-objetal supracitado ? dissertações e teses ? em determinadas regiões, estados, universidades e programas de pós-graduação do Brasil. Ao fim, salientamos que a pesquisa apresenta tanto um cenário bibliométrico quanto discursivo de pesquisas sobre AL, PAL e PAL/S no Brasil pós-PCN (BRASIL, 1998) e pós-BNCC (BRASIL, 2018).Abstract: This doctoral dissertation aims to dialogically analyze the discourses of researches on linguistic analysis (LA), practice of linguistic analysis (PLA), and practice of linguistic analysis/semiotics (PLA/S) catalogued in Brazilian institutional Databases, seeking not only to map the incidence of these researches by the national territory, educational institutes and postgraduate programmes, but also to discursively unveil the ideological-value nuances that engender and underpin them architecturally. This work is covered with theoretical assumptions of Applied Linguistic (AL), by Bakhtin and the Circle, and methodologically, with theoretical assumptions of Bibliometric Analysis (AB), and Dialogic Discourse Analysis (DDA) permeated by a movement of Triangulation. The AB made it possible to identify and quantify the research produced and the cartographic representation of the achieved results, making the cartographic scenario of the Brazilian scientific production on LA, PLA, PLA/S in Brazil, during the delimited period (1998 to 2021) visible. The DDA, in turn, made it possible to understand the discursive dimension engendered in the aforementioned research, the dialogic relationships intertwined in scientific production and the reverberations of meaning about LA, PLA, PLA/S, through the analyzed period. It was possible to observe, from the adopted analytical procedure, the discrete existence, but still real, of a divergence between change and tradition, between the innovative and the traditional, a divergence that has shaped the overview of teaching and learning the Portuguese language in Brazil, and that, in our understanding, it is materially expressed in the discourses on AL, PAL, PAL/S in the analyzed scientific production as well as the rise and the predominance of cited production over the aforementioned semantic-object scope - master theses and doctoral dissertations - in specific regions, states, universities, and post-graduate programmes in Brazil. In the end, we reiterate that this research presents both a bibliometric and discursive scenario of research on LA, PLA, and PLA/S in post-PCN (BRASIL, 1998) and post-BNCC (BRASIL, 2018).
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250249
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0919-T.pdf 2.486Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar