A(s) concepção(ões) de leitura de texto literário na BNCC: uma análise crítica a partir da abordagem da teoria histórico-cultural

DSpace Repository

A- A A+

A(s) concepção(ões) de leitura de texto literário na BNCC: uma análise crítica a partir da abordagem da teoria histórico-cultural

Show full item record

Title: A(s) concepção(ões) de leitura de texto literário na BNCC: uma análise crítica a partir da abordagem da teoria histórico-cultural
Author: Marcelino, Karyna Landra
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo abordar a concepção de leitura de texto literário na Base Nacional Comum Curricular (2017). Para isso, apoiamo-nos teoricamente na perspectiva histórico-cultural, a qual tem como premissa que o desenvolvimento psíquico humano não está alicerçado somente em fatores biológicos, mas sobretudo na atividade vital humana, a saber, o trabalho, fundamentado nas relações sociais e históricas que ocorrem na sociedade, uma vez que, por meio delas, o sujeito produz e se apropria dos objetos culturais que servirão de instrumento para a atividade, ascendendo-o psiquicamente. O texto literário corresponde a um dos objetos culturais que promove o desenvolvimento do pensamento humano, porque é composto da arte, e a palavra escrita gera um processo de superação por incorporação das formas cotidianas de reação emocional, dando à vida cotidiana uma configuração diferente. Entendemos que não é qualquer relação social que impulsionará o processo de desenvolvimento do psiquismo; é a escola o local onde os seres humanos terão contato com os objetos culturais mais desenvolvidos. Por isso, apoiamo-nos na pedagogia histórico-crítica, que, alinhada à psicologia histórico-cultural, defende um ensino escolar que oportunize aos sujeitos terem contato com os objetos culturalmente criados pelos homens. Como objeto de análise, tomamos a Base Nacional Comum Curricular com a finalidade de desvelar a(s) concepção(ões) de leitura de texto literário que é (são) basilar(es) para o ensino de Língua Portuguesa em todo o território brasileiro em suas indicações.Abstract: In this present research the objective is to approach the conception of reading in literary texts presented on Base Nacional Comum Curricular (2017). This approach is based on the theoretical historical-cultural perspective, which has the premise that the human psyche development is not only related to biological factors, but to human activity, it means the work reasoned on social and historical relations that occur in society. Once, by them the individual appropriate cultural objects that will be a support of instrument to the activity, which will result in a psychical growth. The literary text corresponds to one of the cultural objects that promotes the development of human thinking due to its composition of art, and the written words that generate a process of superation by incorporating the daily forms of emotional reaction, which gives the daily life a different configuration. We understand that it is not any social relation that will increase the process of psych development, it is at school the place where human beings will have contact with the most developed cultural objects. For that, we based on the pedagogy of critical-history that aligned to the psychological historical-cultural approach both defend a school teaching that gives opportunity to individuals to have contact to cultural objects created by men. As an objective of analysis, we use the Base Nacional Comum Curricular to extract the conception(s) of reading that the literary text(s) is (are) base to learning of Portuguese Language in all Brazilian territory.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249940
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0916-D.pdf 787.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar