Compartilhamento do conhecimento e inclusão social: estudo de caso de uma organização voluntária para pessoas com deficiência

DSpace Repository

A- A A+

Compartilhamento do conhecimento e inclusão social: estudo de caso de uma organização voluntária para pessoas com deficiência

Show full item record

Title: Compartilhamento do conhecimento e inclusão social: estudo de caso de uma organização voluntária para pessoas com deficiência
Author: Agnolin, Guilherme
Abstract: As pessoas com deficiência têm direito em participar dos vários grupos sociais, mas ao longo da história, as pessoas com capacidades lutam pela perfeição e quanto mais conseguem intervir, mais as pessoas com deficiências são marginalizadas. A legislação brasileira garante o acesso e oferece um caminho pelo qual a sociedade deve seguir, mas a inclusão ocorre e são constituídas no dia a dia das relações interpessoais, sociais e políticas. Nesse contexto, projetos para pessoas com deficiência envolvem uma a complexidade de conhecimentos e de tarefas, sendo necessário estabelecer e compreender as trocas de conhecimento, de modo que proporcione o diálogo entre os envolvidos, com objetivo de buscar o melhor entendimento. Neste sentido, o objetivo dessa dissertação consistiu em compreender como ocorre a inclusão social em organizações voluntárias para pessoas com deficiência, a partir do compartilhamento do conhecimento. Para atingir o objetivo proposto, metodologicamente foi assumida as características de pesquisa de natureza pura, exploratória e descritiva e, como procedimento, o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais na Associação Surf Sem Fronteiras (ASSF), organização voluntária para pessoas com deficiência, que tem como principal objetivo promover a inclusão social por meio da prática do surf. Foram selecionadas vinte e sete pessoas participantes, sendo nove pessoas gestoras e referencias e dezoito pessoas alunas. Como resultado desta pesquisa foi identificado que por meio do conhecimento tácito da vivência, dos relatos e dos sentimentos compartilhados, é possível fazer com que caiam os preconceitos e as barreiras atitudinais, realizando uma mudança nas nossas percepções. Quanto mais se falar e divulgar mais as barreiras poderão ser quebradas. A partir do compartilhamento do conhecimento pode-se mostrar e apresentar para as pessoas a importância da inclusão e da acessibilidade, abrir janelas, facilitar a vivência e a convivência das pessoas com deficiência.Abstract: People with disabilities have the right to participate in various social groups, but throughout history, those who are considered able-bodied have strived for perfection, resulting in the marginalization of people with disabilities. Brazilian legislation guarantees access and provides a path for society to follow, but inclusion happens in the everyday interpersonal, social, and political relations. In this context, projects for people with disabilities involve the complexity of knowledge and tasks, requiring the establishment and understanding of knowledge exchange in a way that promotes dialogue among stakeholders with the aim of achieving better understanding. Therefore, the objective of this dissertation was to understand how social inclusion occurs in voluntary organizations for people with disabilities through knowledge sharing. To achieve this goal, a pure, exploratory, and descriptive research approach was assumed, using a case study as the research design. Data were collected through semi-structured interviews and focus groups at Surf Sem Fronteiras Association (ASSF), a voluntary organization for people with disabilities, that aims to promote social inclusion through surfing practice. Twenty-seven participants were selected, including nine managers and references, and eighteen students. As a result of this research, it was identified that through the sharing of tacit knowledge from lived experiences, stories, and shared feelings, it is possible to break down prejudices and attitudinal barriers, leading to a change in perceptions. The more knowledge is shared and disseminated, the more barriers can be broken. Through knowledge sharing, it is possible to demonstrate and present to people the importance of inclusion and accessibility, open windows, and facilitate the experience and coexistence of people with disabilities.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249825
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0764-D.pdf 2.325Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar