Mediação da aprendizagem da língua escrita no período pandêmico

DSpace Repository

A- A A+

Mediação da aprendizagem da língua escrita no período pandêmico

Show full item record

Title: Mediação da aprendizagem da língua escrita no período pandêmico
Author: Coelho, Raquel
Abstract: A pandemia da SARS-CoV-2 iniciada em 2020 marcou um novo capítulo na história da humanidade. A doença apresentava de quadros clínicos assintomáticos à insuficiência respiratória, com alto grau de transmissibilidade. Por causa disso, a principal medida adotada pelos governantes no mundo todo foi o distanciamento social. Nesse contexto, no Brasil, todos os estabelecimentos que não envolviam atividades essenciais tiveram que ser fechados, inclusive as escolas. A suspensão das aulas em todo território nacional a partir de março de 2020 foi uma das medidas do Governo Federal na tentativa de conter a contaminação pelo Covid-19. O calendário escolar foi reorganizado e foi autorizada a realização das atividades escolares na modalidade não presencial. Nesse contexto, foi adotado o modelo de Ensino Remoto Emergencial com o objetivo de amenizar o impacto da pandemia na educação, baseado na utilização de recursos tecnológicos. Num país marcado pela desigualdade social e pelas disparidades entre os ensinos público e privado, esse período trouxe diversos desafios ao campo educacional, especialmente ao aprendizado da língua escrita. Motivado por esse contexto e a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a realidade vivenciada nesse período, esta pesquisa investigou o processo de aprendizagem da linguagem escrita durante o isolamento social (quando houve a adoção do ensino remoto em janeiro de 2020) e o período de volta às aulas presenciais (a partir do ano de 2021). Buscou-se refletir sobre as características do aprendizado da língua escrita nesses dois períodos, os métodos utilizados e os desafios no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo analisar o percurso de uma criança em idade escolar com dificuldade de aprendizagem da língua escrita, tendo como parâmetro dois períodos distintos: durante a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotado a partir de janeiro de 2020 por causa da pandemia; e o momento seguinte, a partir de janeiro de 2021, com o retorno das aulas presenciais. Isso foi possível realizar através da análise dos protocolos evolutivos e do prontuário de uma criança com dificuldade de aprendizagem que era acompanhada pelo Núcleo de Atendimento Especializado, localizado num município de Santa Catarina. O prontuário foi evoluído e analisado do período de março de 2020 a dezembro de 2021, que compreende a aulas remotas e o retorno ao ensino presencial. Além desse documento, foram utilizadas as informações coletadas no atendimento psicopedagógico, com a utilização dos materiais produzidos pela criança. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório (GIL, 2007) e documental (FONSECA, 2002). Nesse sentido, foi adotado a perspectiva da pesquisa qualitativa (GRAY, 2012). Quanto à natureza, esta pesquisa se configura como básica (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009 apud GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e descritiva (TRIVIÑOS, 1987). A análise foi feita a partir da tabulação dos testes que utilizados para auxiliar na visualização do quadro evolutivo da criança (Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral, teste contrastivo de compreensão de sentenças escritas, Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura - IPPL, Teste de Desempenho Escolar - TDE, e Análise da Produção Textual - APET). Os principais autores utilizados na interpretação dos dados foram Mary Kato (1987), Piaget (1962), Vygotsky (1988), Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2020), Tfouni, (1988) e Coutinho e Moreira (1991). Ao final da pesquisa, foi possível concluir que houve evolução do aluno X tanto no sistema remoto quanto no presencial, porém percebeu-se que no sistema presencial o aluno teve um avanço em relação ao sistema remoto, mais acentuado na leitura do que na escrita, embora na escrita também tenha evoluído 17% com relação ao sistema remoto.Abstract: The SARS-CoV-2 pandemic that began in 2020 marked a new chapter in human history. The disease presented asymptomatic clinical pictures to respiratory failure, with a high degree of transmissibility. Because of this, the main measure adopted by governments around the world was social distancing. In this context, in Brazil, all establishments that did not involve essential activities had to be closed, including schools. The suspension of classes nationwide from March 2020 was one of the measures of the Federal Government in an attempt to contain the contamination by Covid-19. The school calendar was reorganized and school activities were authorized in the non-face-to-face modality. In this context, the Emergency Remote Teaching model was adopted in order to mitigate the impact of the pandemic on education, based on the use of technological resources. In a country marked by social inequality and also by disparities between public and private education, this period brought several challenges to the educational field, especially to the learning of the written language. Motivated by this context and the need to deepen the knowledge about the reality experienced in this period, this research investigated the process of learning written language during social isolation (when there was the adoption of remote teaching in January 2020) and the period of return to face-to-face classes (from the year 2021). We sought to reflect on the characteristics of written language learning in these two periods, the methods used and the challenges in the teaching and learning process. Given this, the research aimed to analyze the path of a school-age child with difficulty learning the written language, having as a parameter two distinct periods: during the adoption of Emergency Remote Teaching (ERE), adopted from January 2020 because of the pandemic; and the next moment, starting in January 2021, with the return of in-person classes. This was possible to accomplish through the analysis of the evolutionary protocols and the medical records of a child with learning disabilities who was accompanied by the Specialized Care Center, located in a municipality of Santa Catarina. The medical record was evolved and analyzed from March 2020 to December 2021, which includes remote classes and the return to face-to-face teaching. In addition to this document, the information collected in the psychopedagogical care was used, with the use of the materials produced by the child. This is an exploratory (GIL, 2007) and documentary (FONSECA, 2002) research. In this sense, the perspective of qualitative research was adopted (GRAY, 2012). As for nature, this research is configured as basic (SILVEIRA; CORDOBA, 2009 apud GERHARDT; SILVEIRA, 2009) and descriptive (TRIVIÑOS, 1987). The analysis was made from the tabulation of the tests that used to assist in the visualization of the child's evolutionary picture (Test of Phonological Awareness by Oral Production, contrastive test of comprehension of written sentences, Protocol of Early Identification of Reading Problems - IPPL, Test of School Performance - TDE, and Analysis of Textual Production - APET). The main authors used in the interpretation of the data were Mary Kato (1987), Piaget (1962), Vygotsky (1988), Ferreiro and Teberosky (1999), Soares (2020) Tfouni, (1988) and Coutinho and Moreira (1991). At the end of the research, it was possible to conclude that there was evolution of the student x both in the remote and in the face-to-face system, but it was noticed that in the face-to-face system the student had an advance in relation to the remote system, more accentuated in reading than in writing, although in writing it also evolved 17% in relation to the remote system.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249795
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0912-D.pdf 2.505Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar