Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Savi, Aline Eyng
dc.contributor.author Antunes, Elaine Gugliemi Pavei
dc.contributor.author Peterson, Rúbia Carminatti
dc.contributor.author Marchesan, Gláucia Regina
dc.contributor.author Calabrez, Tainara
dc.date.accessioned 2023-08-24T19:51:48Z
dc.date.available 2023-08-24T19:51:48Z
dc.date.issued 2020-05-12
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671
dc.description.abstract Este artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído. pt_BR
dc.description.abstract This article presents the concept of accessibility and sustainability applied to the inclusive project of a playground, carried out in a Municipal Basic Education School, along with the university extension VIII ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto – UNISUL – Palhoça – 12 a 14 de maio de 2020 project activity. The article presents an account of the design essay and the stages of its constitution. There was an assessment of the specific conditions for the playground (through APO), in addition to the Literature Review. The project chose toys that promote the inclusion of children, as it is considered the fundamental school in the formation of citizenship. The application of this set of steps allowed us to think about human differences and enhance the individual's abilities in the appropriation of the built environment. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab pt_BR
dc.subject Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade pt_BR
dc.subject School playground, Accessibility, Sustainability pt_BR
dc.title Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar pt_BR
dc.title.alternative Accessibility and Sustainability in an Inclusive Project for a School Playground pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
ENSUS_2020_paper_63.pdf 430.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • ENSUS 2020 - VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto [148]
    O VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2020, foi realizado de 12 a 14 de Maio de 2020, na Universidade do Sul de Santa Catarina. O ENSUS reúne professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design. Em 2020 ocorreu a 8ª edição do encontro na UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, apresentando uma diversificada programação que envolve renomados palestrantes, mesas-redondas, apresentação de artigos e apresentações de pôsteres. Exclusivamente nesta edição, em função da pandemia COVID-19, o evento foi realizado online.

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar