Currículo de 2021 da Licenciatura em Química na UFSC/campus Florianópolis e seus possíveis reflexos na formação inicial de professores

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Currículo de 2021 da Licenciatura em Química na UFSC/campus Florianópolis e seus possíveis reflexos na formação inicial de professores

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Dantas, Jéferson Silveira
dc.contributor.author Suterio, Natália Gianini
dc.date.accessioned 2023-08-03T13:31:23Z
dc.date.available 2023-08-03T13:31:23Z
dc.date.issued 2023-07-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249221
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química. pt_BR
dc.description.abstract Os cursos de formação inicial de professores têm sido diretamente afetados pelas alterações das políticas educacionais brasileiras desde 2016, as quais têm causado um impacto significativo na estrutura da Educação Básica. Para investigar os possíveis reflexos dessas alterações na formação inicial de professores, com foco no curso de Licenciatura em Química da UFSC, campus Florianópolis, foi realizada uma pesquisa qualitativa nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2015 e 2019, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em estudo de 2008 e 2021, e ainda, com olhar para a bibliografia especializada, foi pesquisado o que os autores discutem sobre o tema. Com base na análise realizada, a implementação da BNC-Formação, presente na Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, fragiliza os avanços alcançados pela Resolução CNE/CP nº 2 de 2015, que ainda estava em fase de implementação. As novas DCNs priorizam a pedagogia das competências, negligenciando a formação de professores e reduzindo a qualidade da formação docente. Essas mudanças descaracterizam os Cursos de Licenciatura, limitam a autonomia das universidades na organização curricular e representam um retrocesso nas políticas educacionais. A implementação das novas DCNs resultou em um novo currículo de Licenciatura em Química na UFSC, campus Florianópolis, que reduziu a carga horária de disciplinas obrigatórias, extinguiu atividades acadêmicas científico-culturais e impôs horas de extensão obrigatória. Movimentos importantes no campo da educação estão lutando pela revogação das atuais políticas educacionais e a retomada da Resolução de 2015, reconhecendo o papel crucial do professor na educação e no progresso da sociedade. pt_BR
dc.format.extent 34 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Licenciatura em Química pt_BR
dc.subject Formação inicial docente pt_BR
dc.title Currículo de 2021 da Licenciatura em Química na UFSC/campus Florianópolis e seus possíveis reflexos na formação inicial de professores pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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