Vivências e percepções de estudantes da saúde acerca da interprofissionalidade na formação

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Title: Vivências e percepções de estudantes da saúde acerca da interprofissionalidade na formação
Author: Ferreira, Maria Eduarda Alves
Abstract: Introdução: A interprofissionalidade é o trabalho em equipe que busca um cuidado integral e qualificado ao paciente, com comunicação como elemento central. No entanto, há barreiras institucionais que limitam sua implementação. Estudar as experiências de estudantes da área da saúde na formação pode identificar potenciais e obstáculos para a Educação Interprofissional. Objetivo: O objetivo do estudo foi conhecer experiências e percepções de interprofissionalidade por estudantes do ensino superior na área da saúde no seu processo de formação. Método: Este estudo é transversal, descritivo e exploratório, utilizando abordagens quantitativas e qualitativas. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário online, com 82 estudantes de cursos da área da saúde. A análise dos dados envolve estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Resultados: Com a pesquisa, se destacaram as facilidades e potencialidades da interprofissionalidade, como o ambiente universitário propício para interações interprofissionais, disciplinas que abordam o tema, experiências práticas, atividades extracurriculares e a presença de professores com formações multidisciplinares. Por outro lado, foram apontadas algumas barreiras à interprofissionalidade, como a falta de oportunidades de diálogo e discussão entre os cursos e a limitação da interação nos estágios e teórico-práticos de determinados cursos. Considerações finais: A importância da interprofissionalidade e da equipe multiprofissional na prática profissional é destacada, apesar das fragilidades existentes. A falta de integração entre currículos é um problema, mas há potencialidades e boas práticas que promovem a colaboração entre profissionais de saúde. Pesquisas são necessárias para identificar as barreiras e promover a efetiva aplicação da Educação Interprofissional.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248353
Date: 2023-06-22


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Trabalho de Con ... SADO_assinado_assinado.pdf 1.002Mb PDF View/Open TCC
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