Vivências e percepções de estudantes da saúde acerca da interprofissionalidade na formação
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Maria Eduarda Alves |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-07T20:36:32Z |
|
dc.date.available |
2023-07-07T20:36:32Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248353 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: A interprofissionalidade é o trabalho em equipe que busca um cuidado integral e
qualificado ao paciente, com comunicação como elemento central. No entanto, há barreiras
institucionais que limitam sua implementação. Estudar as experiências de estudantes da área
da saúde na formação pode identificar potenciais e obstáculos para a Educação
Interprofissional. Objetivo: O objetivo do estudo foi conhecer experiências e percepções de
interprofissionalidade por estudantes do ensino superior na área da saúde no seu processo de
formação. Método: Este estudo é transversal, descritivo e exploratório, utilizando abordagens
quantitativas e qualitativas. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário online, com
82 estudantes de cursos da área da saúde. A análise dos dados envolve estatística descritiva
para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Resultados: Com
a pesquisa, se destacaram as facilidades e potencialidades da interprofissionalidade, como o
ambiente universitário propício para interações interprofissionais, disciplinas que abordam o
tema, experiências práticas, atividades extracurriculares e a presença de professores com
formações multidisciplinares. Por outro lado, foram apontadas algumas barreiras à
interprofissionalidade, como a falta de oportunidades de diálogo e discussão entre os cursos e
a limitação da interação nos estágios e teórico-práticos de determinados cursos. Considerações
finais: A importância da interprofissionalidade e da equipe multiprofissional na prática
profissional é destacada, apesar das fragilidades existentes. A falta de integração entre
currículos é um problema, mas há potencialidades e boas práticas que promovem a colaboração
entre profissionais de saúde. Pesquisas são necessárias para identificar as barreiras e promover
a efetiva aplicação da Educação Interprofissional. |
pt_BR |
dc.format.extent |
55 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Interprofissionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Experiências |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de ciência da saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Percepções |
pt_BR |
dc.subject |
Educação interprofissional saúde |
pt_BR |
dc.title |
Vivências e percepções de estudantes da saúde acerca da interprofissionalidade na formação |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar