Vivências e percepções de estudantes da saúde acerca da interprofissionalidade na formação

DSpace Repository

A- A A+

Vivências e percepções de estudantes da saúde acerca da interprofissionalidade na formação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias
dc.contributor.author Ferreira, Maria Eduarda Alves
dc.date.accessioned 2023-07-07T20:36:32Z
dc.date.available 2023-07-07T20:36:32Z
dc.date.issued 2023-06-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248353
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A interprofissionalidade é o trabalho em equipe que busca um cuidado integral e qualificado ao paciente, com comunicação como elemento central. No entanto, há barreiras institucionais que limitam sua implementação. Estudar as experiências de estudantes da área da saúde na formação pode identificar potenciais e obstáculos para a Educação Interprofissional. Objetivo: O objetivo do estudo foi conhecer experiências e percepções de interprofissionalidade por estudantes do ensino superior na área da saúde no seu processo de formação. Método: Este estudo é transversal, descritivo e exploratório, utilizando abordagens quantitativas e qualitativas. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário online, com 82 estudantes de cursos da área da saúde. A análise dos dados envolve estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Resultados: Com a pesquisa, se destacaram as facilidades e potencialidades da interprofissionalidade, como o ambiente universitário propício para interações interprofissionais, disciplinas que abordam o tema, experiências práticas, atividades extracurriculares e a presença de professores com formações multidisciplinares. Por outro lado, foram apontadas algumas barreiras à interprofissionalidade, como a falta de oportunidades de diálogo e discussão entre os cursos e a limitação da interação nos estágios e teórico-práticos de determinados cursos. Considerações finais: A importância da interprofissionalidade e da equipe multiprofissional na prática profissional é destacada, apesar das fragilidades existentes. A falta de integração entre currículos é um problema, mas há potencialidades e boas práticas que promovem a colaboração entre profissionais de saúde. Pesquisas são necessárias para identificar as barreiras e promover a efetiva aplicação da Educação Interprofissional. pt_BR
dc.format.extent 55 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Interprofissionalidade pt_BR
dc.subject Experiências pt_BR
dc.subject Estudantes de ciência da saúde pt_BR
dc.subject Percepções pt_BR
dc.subject Educação interprofissional saúde pt_BR
dc.title Vivências e percepções de estudantes da saúde acerca da interprofissionalidade na formação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Trabalho de Con ... SADO_assinado_assinado.pdf 1.002Mb PDF View/Open TCC
Ata_Maria Eduarda.pdf 564.1Kb PDF View/Open ATA

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar