Title: | Objetivos de Marketing de Mídias Sociais em Bibliotecas Universitárias: Um Estudo da Biblioteca Universitária da UFSC. |
Author: | Alexandre, Eduardo Marques |
Abstract: |
O marketing de mídias sociais se transformou em uma das principais ferramentas de divulgação dos últimos tempos. Nesse contexto, as organizações e seus setores precisaram se adequar às novas possibilidades e demandas tecnológicas, e com as bibliotecas não foi diferente. O presente estudo desenvolverá uma análise acerca dos objetivos do marketing de mídias sociais de bibliotecas universitárias, e para esse procedimento foram identificados os objetivos de marketing de mídias sociais comuns às bibliotecas. Posteriormente, foram selecionadas uma ação de marketing de cada uma das mídias sociais da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, da qual será o foco principal dessa análise, e dessas ações foram identificadas os objetivos de cada qual. A partir disso, foi criado um quadro relacionando os objetivos genéricos encontrados na pesquisa inicial com as ações de marketing selecionadas nas mídias sociais da BU/UFSC, o resultado foi compartilhado com a comissão de marketing da biblioteca universitária da UFSC e validado com tal. Por fim, a fim de complementar os dados anteriores, foram encaminhadas três perguntas complementares ao servidor responsável pelas mídias sociais da BU/UFSC sobre objetivos das mídias sociais da biblioteca, seu planejamento estratégico e métricas de análise. A partir do estudo constatou-se que as mídias sociais podem atender a objetivos de marketing de bibliotecas universitárias, como no caso da BU/UFSC, e servem como importantes ferramentas, além disso, também se percebeu que existem objetivos de marketing de mídias sociais que são comuns as bibliotecas e devem estar alinhados com o planejamento estratégico dessas. Social media marketing has become one of the main advertising tools in recent times. In this context, organizations and their sectors needed to adapt to new technological possibilities and demands, and libraries were no different. The present study will develop an analysis about the social media marketing objectives of university libraries, and for this procedure, the social media marketing objectives common to libraries were identified. Subsequently, a marketing action was selected from each of the social media of the University Library of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), which will be the main focus of this analysis, and from these actions the objectives of each one were identified. From this, a table was created relating the generic objectives found in the initial research with the marketing actions selected in the social media of the BU/UFSC, the result was shared with the marketing commission of the university library of the UFSC and validated with them. Finally, in order to complement the previous data, a form was sent to the server responsible for social media at BU/UFSC about the objectives of the library's social media, its strategic planning and analysis metrics. From the research it was found that social media can meet the marketing objectives of university libraries as in the case of BU / UFSC, and serve as an important tool, in addition, it was also noticed that there are marketing objectives of social media that are common to libraries and should be aligned with the strategic planning of these. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248317 |
Date: | 2023-07-06 |
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TCC_Eduardo_Alexandre_%282%29_assinado.pdf | 2.430Mb |
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