Avaliação da resistência à ferrugem (Neophysopella tropicalis) em cultivares modernas de videira resistentes a doenças (PIWI)

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação da resistência à ferrugem (Neophysopella tropicalis) em cultivares modernas de videira resistentes a doenças (PIWI)

Show full item record

Title: Avaliação da resistência à ferrugem (Neophysopella tropicalis) em cultivares modernas de videira resistentes a doenças (PIWI)
Author: Stefen, Diogo
Abstract: O cultivo de videiras está amplamente difundido pelo mundo e no Brasil a viticultura se estende por todo o território, sendo a região Sul a maior produtora de uvas europeias para a produção de vinhos finos. Porém as cultivares europeias (Vitis vinifera) são extremamente suscetíveis a doenças fúngicas, e devido as condições climáticas desta região serem favoráveis ao seu desenvolvimento, são os maiores desafios aos produtores para o cultivo de uvas viníferas. Por isso a utilização de cultivares que apresentem resistência genética aos patógenos se faz tão importante e vem sendo o objetivo central dos programas de melhoramento da videira. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resistência a ferrugem da videira (Neophysopella tropicalis), em 21 cultivares modernas de videira resistentes a doenças (PIWI) e cinco seleções do melhoramento, todos possuindo genes de resistência a míldio (Plasmopara viticola) e algumas a oídio (Erysiphe necator). O bioensaio foi conduzido utilizando a técnica de discos foliares, sendo realizados dois ensaios de resistência em dois anos, 2022 e 2023. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Biotecnologia e Genética e da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos. Foram cortados três discos foliares de 12 mm de três folhas de cada um dos 27 genótipos, que foram então dispostos com a face abaxial voltada para cima em placas de Petri, contendo ágar (1,5% de concentração). A inoculação do patógeno foi realizada aplicando uma gotícula de 30 µl de suspensão de urediniósporos na concentração de 50.000 esporos/ml sobre cada disco. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados (DBC), com três blocos, cada um contendo folhas de idade diferentes, sendo elas a 4°, 5° e 6° folhas do ápice para a base). As variáveis analisadas foram: período de latência, número de pústulas, diâmetro de pústulas e severidade. Através da severidade foram atribuídas notas quanto a resistência apresentada pelos genótipos, onde a cultivar ‘Felicia’ apresentou maior resistência com uma severidade de 6,33%, as cultivares ‘Calardis Blanc’, ‘Regent’ e ‘Helios’ apresentaram resistência ligeiramente menor que ‘Felicia’, com severidade de 10,05%, 12,66% e 13,68%, respectivamente. Ao analisarmos suas genealogias, foi possível encontrar ancestrais em comum que já haviam sido descritos anteriormente como resistentes a N. tropicalis, sendo estes ancestrais: ’Seibel 405’ ancestral de ‘Felicia’, ‘Calardis Blanc’ e ‘Helios’; ‘Munson’ e Vitis rupestris Scheele ancestrais de ‘Helios’ e ‘Regent’.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos, Agronomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248105
Date: 2023-06-02


Files in this item

Files Size Format View Description
Avaliação da re ... entes a doenças (PIWI).pdf 1.481Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar