Belchior tinha razão: prática educativa de análise multissemiótica com a canção AmarElo

DSpace Repository

A- A A+

Belchior tinha razão: prática educativa de análise multissemiótica com a canção AmarElo

Show full item record

Title: Belchior tinha razão: prática educativa de análise multissemiótica com a canção AmarElo
Author: Andrade, Tayná Miranda de
Abstract: Esta pesquisa tem, como objeto, a canção AmarElo, de Emicida (2019), e visa à proposição de uma proposta de prática educativa para o ensino de Língua Portuguesa a partir da análise multissemiótica do enunciado escolhido. Na ancoragem teórico-metodológica, inicialmente, em se tratando de prática educativa, este estudo se orienta a partir do pensamento freiriano em sua Pedagogia Crítica (FREIRE, 1987, 1992, 1996, 1998, 2005), o qual considera que esta forma de ensino que garante liberdade, autonomia e criticidade aos educandos, em oposição à forma bancária de ensino e aprendizagem. Em se tratando da linguagem, considera-se sua natureza social e adota-se a definição de Volochinov ([1930] 2013) para este fenômeno, concebendo-o como ?fato social da interação verbal realizada por uma ou mais enunciações? (p.158). Estas enunciações se materializam em gêneros do discurso, no interior das esferas da atividade humana (BAKHTIN [1979], 1997). Na transformação da linguagem em objeto de ensino, a compreensão, em Geraldi (1984,1991), sobre o ensino reflexivo, mediado pelas unidades básicas de ensino, soma-se à de Baltar et al (2019, 2022) no âmbito do gênero canção. A metodologia é bibliográfica, documental e propositiva, com investigação a partir da leitura dos referenciais, seguida da análise dos PCN e da BNCC, para proposição de uma prática educativa com a canção AmarElo. Discutem-se algumas metodologias de ensino de Língua Portuguesa, bem como problematiza-se o ensino da canção mediado apenas pela letra, silenciando a parte musical que compõe o gênero. Dentre os resultados, destaca-se a introdução de inteligibilidades de elementos musicais como ritmo, harmonia, melodia e teoria dos afetos, em prática educativa com canções nas aulas de linguagem (PECL), na qual se prioriza o diálogo com os educandos sobre a canção AmarElo, considerando os conhecimentos prévios para base para construção coletiva e reflexiva de novos conhecimentos sobre o gênero e sobre as questões sociais nele implicadas nas situações reais de interação por ele mediadas. Assim, a presente pesquisa insere-se nos debates sobre a possibilidade de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa com canções apontando o trabalho com as semioses verbal e musical que a compõem como possibilidade de abordagem escolar do gênero mais semelhante à forma como ele se manifesta no cotidiano dos educandos.Abstract: This research has, as object, the song AmarElo, by Emicida (2019), and aims at the proposition of a proposal of educational practice for the teaching of Portuguese Language from the multisemiotic analysis of the chosen utterance. In the theoretical and methodological anchorage, initially, when it comes to educational practice, this study is oriented from Freirian thought in his Critical Pedagogy (FREIRE, 1987, 1992, 1996, 1998, 2005), which considers that this form of teaching that ensures freedom, autonomy and criticality to learners, in opposition to the banking form of teaching and learning. When it comes to language, we consider its social nature and adopt Volochinov's ([1930] 2013) definition for this phenomenon, conceiving it as a \"social fact of verbal interaction performed by one or more enunciations\" (p.158). These enunciations are materialized in genres of discourse, within the spheres of human activity (BAKHTIN [1979], 1997). In the transformation of language into an object of teaching, the understanding, in Geraldi (1984,1991), about reflective teaching, mediated by the basic units of teaching, adds to that of Baltar et al (2019, 2022) in the context of the song genre. The methodology is bibliographic, documental and propositional, with research from the reading of the references, followed by the analysis of the PCN and BNCC, for the proposition of an educational practice with the song AmarElo. Some teaching methodologies of Portuguese Language are discussed, and the teaching of the song mediated only by the lyrics is problematized, what mutes the musical part that makes up the genre. Among the results, we highlight the introduction of intelligibility of musical elements such as rhythm, harmony, melody and affect's theory, in an educational practice with songs in language classes (PECL), which prioritizes the dialogue with students about the song AmarElo, considering the previous knowledge as a basis for collective and reflective construction of new knowledge about the genre and the social issues involved in real situations of interaction mediated by it. Thus, the present research is inserted in the debates about the possibility of teaching and learning Portuguese with songs, pointing the work with verbal and musical semiotics that compose it as a possibility of school approach of the genre more similar to the way it manifests itself in the daily lives of students.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247817
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0910-D.pdf 1.616Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar