Title: | Socialização da linguagem e os discursos sobre formação docente: etnografia sobre as ideologias linguísticas na formação inicial e continuada de professores de língua inglesa da Unespar |
Author: | Sanches, Gabriel Jean |
Abstract: |
Esta pesquisa situa-se na área da Linguística Aplicada (LA), no campo da formação docente, e se configura como uma pesquisa etnográfica desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2020, investigando os discursos (re)produzidos por licenciandos/as de um curso de Letras-Inglês e professores da rede pública (SEED) que participaram do projeto de extensão ?Formação inicial e continuada no ensino de línguas? (FICEL) envolvendo a formação inicial e continuada de professores no ensino de línguas ofertado em um dos campi da Universidade pública do Estado do Paraná (UNESPAR). Foi realizada uma investigação das trajetórias de socialização desses participantes sob uma perspectiva decolonial. Esse conceito adotado é também uma proposta para enfrentar os efeitos da colonialidade e do pensamento moderno. Pois, ao assumirmos essa visão, oferecemos uma alternativa para escutar e criar mecanismos de percepção dos povos subalternizados e oprimidos e por tanto tempo silenciados. Desse modo, a investigação reflete diretamente acerca das relações estabelecidas no processo de formação inicial demonstrando de que maneira o pensamento decolonial contribui para a construção de identidades do professor de língua inglesa em formação. Em diálogo com pesquisadores da Linguística Aplicada, Sociolinguística, Antropologia da Linguagem e Educação, este trabalho traz para o centro do debate ideologias de linguagem, socialização da linguagem e decolonialidade, com o objetivo de compreender como tais noções são orientadas e atravessam as relações sociais, estruturando os discursos que formam as identidades de professores. A escolha do tema deve-se ao reconhecimento de que as colonialidades, no que tange ao ensino de línguas, especificamente de língua inglesa, precisam ser problematizadas na formação inicial de modo a ressignificar o papel do professor que atuará na educação básica. As conclusões indicam que os processos formativos que acontecem por meio da linguagem, apesar de sustentarem ideologias linguísticas com resquícios de colonialidade, podem também se apresentar como espaços de resistência e de decolonialidade. Alinhado com uma visão crítica da Linguística Aplicada, este trabalho traz encaminhamentos sobre o que e como podemos ensinar língua inglesa através do (des)aprender e se (re)constituir em um processo de reconhecer, levando-se crucialmente em conta a realidade em que cada indivíduo está inserido, seja de raça, classe ou gênero, de forma que ele/a possa colaborar para a formação docente. Abstract: This research is located in the area of Applied Linguistics (AL), in the field of teacher training and is configured as an ethnographic research developed throughout the second half of 2020, investigating the discourses (re)produced by graduates of a course in Letters-English and public school teachers from Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) who participated in the extension project ?Initial and continuing training in language teaching? (Formação Inicial e Continuada no Ensino de Línguas - FICEL) involving the initial and continuing training of teachers in language teaching offered on one of the campuses of the public university of the State of Paraná (UNESPAR). An investigation of the language socialization trajectories of these participants was carried out from a decolonial perspective. This adopted concept is also a proposal to face the effects of coloniality and modern perspectives. For, by assuming this vision, we offer an alternative to listen and create perception mechanisms to subaltern and oppressed peoples who have been silenced for so long. for the construction of identities of English language teachers in training. In dialogue with a researcher from Applied Linguistics, Sociolinguistics, Language Anthropology and Education, this work brings language ideologies, language socialization and decoloniality to the center of the debate, with the aim of understanding how such notions are oriented and cross social relations, structuring the discourses that form teachers' identities. The choice of theme is due to the recognition that colonialities, with regard to language teaching, specifically English, need to be problematized in initial training in order to re-signify the role of the teacher who will work in basic education. What seems to show that the formative processes that happen through language, despite sustaining linguistic ideologies with traces of coloniality, can also present themselves as spaces of resistance and decoloniality. Aligned with a critical view of Applied Linguistics, this work presents guidelines on what and how we can teach English through (un)learning and (re)constituting ourselves in a recognition process, taking crucially into account the reality in which each individual is included, whether by race, class or gender, so that he/she can collaborate in teacher training. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247713 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0907-T.pdf | 3.493Mb |
View/ |