A influência da teoria sobre a prática de elaboração e reelaboração de atividades comunicativas por professores em formação inicial de língua inglesa

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A influência da teoria sobre a prática de elaboração e reelaboração de atividades comunicativas por professores em formação inicial de língua inglesa

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Title: A influência da teoria sobre a prática de elaboração e reelaboração de atividades comunicativas por professores em formação inicial de língua inglesa
Author: Cardozo, Letícia Berneira
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar a influência da teoria na prática de elaboração e reelaboração de atividades comunicativas e nos seus procedimentos de aplicação por professores em formação inicial de língua inglesa. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e buscou engajar os alunos-professores (APs) em discussões teórico-práticas sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira através da elaboração, reelaboração e redação dos procedimentos de aplicação das atividades. O estudo foi realizado em uma universidade federal brasileira e contou com a participação de 14 acadêmicos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado I. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, elaboração e reelaboração de atividades comunicativas acompanhadas de seus respectivos protocolos verbais, feedback online dialogado, produção de decálogos, planos de aula, exposição oral das atividades comunicativas e diários de campo. Os dados provenientes dos procedimentos de aplicação das atividades e das transcrições dos protocolos verbais, dos feedbacks online dialogados e das exposições orais foram submetidos a uma análise interpretativa para poder identificar e relacionar o conhecimento teórico e prático dos APs. As atividades produzidas pelos APs (versões 1, 2, 3 e 4) foram analisadas com base nas informações de seus enunciados e na sua estrutura composicional (XAVIER; MEURER, 2007; XAVIER, 2020) e na visão de língua, ensino e aprendizagem subjacentes. Os decálogos passaram por uma análise textual para verificar quais informações teóricas foram consideradas relevantes para os APs e, assim, compará-las com as atividades produzidas. Os dados dos questionários foram organizados e passaram por uma análise descritiva para obter informações sobre o processo formativo dos APs. Nesta pesquisa, os APs partiram de suas teorias implícitas para a elaboração de suas atividades comunicativas. A teoria científica, representada por três textos, foi introduzida para qualificar a prática de produção de atividades comunicativas. Os APs leram e discutiram Xavier e Meurer (2007) e Xavier (2020) para reelaborarem suas atividades (versão 1). Na sequência, os APs tiveram a chance de revisar suas propostas (versão 2) a partir da leitura de Duke et al. (2006). Por fim, eles apresentaram suas atividades aos demais colegas para receberem um feedback e, assim, reescreverem a sua última versão (versão 3). Os resultados mostraram que os APs partiram de uma visão de língua estruturalista quando elaboraram suas atividades comunicativas, uma vez que a maioria das atividades buscava praticar itens lexicais ou gramaticais e não contemplava um contexto social para o uso da linguagem, nem o discurso. As contribuições da teoria científica foram observadas nas diferentes versões de atividades. No entanto, essas incorporações não foram suficientes para promover uma mudança na concepção de língua, ensino e aprendizagem dos APs. Os dados indicam que as teorias com maior impacto no design de atividades foram aquelas que se mostraram alinhadas às crenças dos APs, em oposição àquelas que, embora fossem consideradas relevantes, demandavam mudanças mais profundas no que se refere à concepção de língua, ensino e aprendizagem. Por fim, a análise de dados apontou para a necessidade de a formação inicial de professores de língua inglesa ser orientada por uma análise de necessidades teóricas do público-alvo. Esse movimento implica a coleta e identificação das teorias implícitas que inicialmente regulam a produção de atividades de ensino-aprendizagem dos APs para, a partir delas, subsidiar o professor formador na definição dos conteúdos de seu plano de ensino e na seleção dos textos teóricos que possam ressignificar as teorias implícitas dos APs. Pode-se concluir que esta pesquisa permitiu compreender como a teoria se relaciona com a prática de design de atividades de ensino-aprendizagem no campo da formação inicial de professores de língua inglesa, e como essa relação pode influenciar a qualidade do ensino do professor e as condições de aprendizagem.Abstract: This study aimed at investigating the influence of theory on practice when EFL pre-service teachers design and re-design communicative activities along with their application procedures. The research followed a qualitative approach, since it sought to engage pre-service teachers in theoretical-practical discussions about designing, re-designing, and lesson planning. The study was conducted at a Brazilian federal university, and it included 14 pre-service teachers enrolled in Supervised Internship Course I. The instruments used to collect data were questionnaires, pre-service teachers? communicative activities followed by their think-aloud protocols, online dialogued feedback, decalogues, lesson plans, oral exposure of communicative activities, and researcher?s diary. The data originated from lesson plan procedures and the transcriptions of think-aloud protocols, online dialogued feedbacks and oral exposure of communicative activities were submitted to an interpretative analysis to identify and relate pre-service teachers? theoretical and practical knowledge. The communicative activities produced by pre-service teachers (versions 1, 2, 3, and 4) were analyzed based on the information in their instructions and their compositional structure (XAVIER; MEURER, 2007; XAVIER, 2020), as well as the underlying vision of language, teaching, and learning. The decalogues underwent a textual analysis to verify which theoretical information was considered relevant to pre-service teachers and, thus, compare them with the activities produced. The questionnaires were organized and underwent a descriptive analysis to obtain information about the pre-service teachers? formative process. In this study, pre-service teachers firstly departed from their implicit theories to design their communicative activities. The scientific theory, represented by three texts, was introduced later to qualify pre-service teachers? practice. They read and discussed Xavier and Meurer (2007) and Xavier (2020) to re-design their communicative activities (version 1). Next, they had the chance to review their productions (version 2) after reading and discussing Duke et al. (2006). Finally, they presented their communicative activities to their colleagues and feedback helped them re-design the final version (version 3). The results showed that the EFL pre-service teachers departed from a structuralist language view when they designed their communicative activities, since most of the activities sought to practice lexical or grammatical items and neither considered a social context for language use, nor discourse. The contributions of scientific theory were observed in different versions of pre-service teachers? communicative activities. However, the scientific theory studied was not enough to promote a change in the pre-service teachers? language, teaching, and learning views. The data suggested that the theories with the greatest influence on pre-service teachers? communicative activities were those that were aligned with EFL pre-service teachers? beliefs, as opposed to those that, although they considered important, demanded deeper changes regarding their conception of language, teaching, and learning. Finally, the data pointed that the EFL initial teacher education needs to be guided by a theoretical-needs-analysis framework. It means that it is necessary to collect and identify the implicit theories that initially regulate the pre-service teachers? communicative activity productions, in order to support the teacher to define the contents of his/her syllabus and select the theoretical texts that may tension the pre-service teachers? beliefs with theoretical knowledge, so they can give new meaning to their teaching practice. It can be concluded that this research allowed us to understand how the theory relates to the designing of teaching-learning activities in the field of initial EFL teacher education, and how this relationship may influence the quality of teachers? teaching and learning conditions.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247639
Date: 2023


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