Os gêneros do discurso do campo jornalístico-midiático na BNCC

DSpace Repository

A- A A+

Os gêneros do discurso do campo jornalístico-midiático na BNCC

Show full item record

Title: Os gêneros do discurso do campo jornalístico-midiático na BNCC
Author: Masera, Juliana Costa
Abstract: O estudo desenvolvido nesta pesquisa tem como objetivo geral analisar, de forma documental, com base numa concepção dialógica de língua(gem), como os gêneros do discurso do campo jornalístico-midiático funcionam como catalisadores das habilidades de práticas de linguagem do bloco 69 dos anos finais do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De forma específica, objetivamos analisar documentalmente (I) as orientações sobre as práticas de linguagem na BNCC; (II) as orientações sobre o campo jornalístico-midiático na BNCC; (III) as habilidades de práticas de linguagem (leitura, oralidade, produção textual e análise linguística/semiótica) catalisadas pelos gêneros discursivos do campo jornalístico-midiático do bloco 69 do EF II na BNCC. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se nos escritos do Círculo de Bakhtin, buscando compreender a concepção dialógica de gêneros do discurso, especificamente quanto aos entendimentos sobre: linguagem e discurso; enunciado; ideologia e valoração. Para além das contribuições do Círculo de Bakhtin, tratamos, com o auxílio dos estudos contemporâneas na área da Linguística Aplicada, sobre as práticas de linguagem nas aulas de Língua Portuguesa (leitura, oralidade, produção de textos e prática de análise linguística/semiótica). A partir desse embasamento, a metodologia se constitui como uma análise documental, buscando estabelecer uma relação entre esse arcabouço metodológico e os pressupostos teóricos dos estudos dialógicos da língua(gem). Os resultados demonstram que os gêneros discursivos presentes nas 19 habilidades das práticas de linguagem do EF II do campo jornalístico-midiático da BNCC são, na grande maioria, explorados como catalisadores do ensino de LP ao pautarem o desenvolvimento das habilidades e uma potencialização das práticas de linguagem. Além disso, constatamos que o recorte da BNCC analisado se enquadra na orientação pela mudança no ensino de LP, sendo que integra a proposta de trabalho com a linguagem em uso, entendendo-a sob os matizes das interações sociais.Abstract: The study carried out in this research has the general objective of analyzing, in a documental way, based on a dialogic conception of language(gem), how the discourse genres of the journalistic-media field are presented as catalysts of the skills of language practices in block 69 of the final years of Elementary Education in the National Common Curricular Base (BNCC). Specifically, we aimed to documentally analyze (I) the guidelines on language practices at the BNCC; (II) guidelines on the journalistic-media field at BNCC; (III) the skills of language practices (reading, orality, textual production and linguistic/semiotic analysis) catalyzed by the discursive genres of the journalistic-media field of block 69 of EF II at BNCC. Therefore, the research is based on the writings of the Bakhtin Circle, seeking to understand the dialogic conception of speech genres, specifically regarding the understandings of: language and discourse; utterance; ideology and valuation. In addition to the contributions of the Bakhtin Circle, we deal, with the help of contemporary studies in the area of Applied Linguistics, about language practices in Portuguese Language classes (reading, orality, text production and practice of linguistic/semiotic analysis). Based on this basis, the methodology is constituted as a document analysis, seeking to establish a relationship between this methodological framework and the theoretical assumptions of dialogical studies of language(gem). The results demonstrate that the discursive genres present in the 19 skills of the language practices of EF II in the journalistic-media field of the BNCC are, for the most part, explored as catalysts for the teaching of PL by guiding the development of skills and a potentialization of practices of language. In addition, we found that the BNCC profile analyzed fits the orientation towards change in the teaching of LP, since it integrates the work proposal with the language in use, understanding it under the nuances of social interactions.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247533
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PPLE0054-D.pdf 1.755Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar