Os efeitos da experiência com a leitura no processamento de sentenças passivas por adultos: um estudo de priming sintático

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Os efeitos da experiência com a leitura no processamento de sentenças passivas por adultos: um estudo de priming sintático

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Title: Os efeitos da experiência com a leitura no processamento de sentenças passivas por adultos: um estudo de priming sintático
Author: Pires, Brenda Talissa
Abstract: Utilizando o paradigma do priming sintático na compreensão oral da linguagem, o presente estudo investigou o processamento de sentenças passivas em falantes nativos adultos do português brasileiro (PB) com baixa experiência em leitura. Os objetivos específicos do estudo foram (1) investigar se falantes com baixa experiência em leitura na infância são suscetíveis aos efeitos de priming sintático durante a compreensão oral de sentenças passivas e ativas, (2) comparar a magnitude dos efeitos de priming sintático entre os falantes do PB com baixa experiência em leitura na infância e os falantes que tiveram maior escolaridade e contato com a leitura na infância e (3) investigar se os efeitos de priming sintático na compreensão são dependentes da repetição verbal entre prime e alvo ou se são independentes, com apenas a repetição estrutural entre prime e alvo sendo suficiente para desencadear efeitos de priming sintático. O priming sintático refere-se à facilitação no processamento de uma sentença (alvo) devido à exposição prévia a outra sentença contendo a mesma estrutura sintática (prime). Realizou-se um experimento comportamental de priming sintático, no qual foram manipuladas sentenças ativas e passivas. A estrutura de interesse foi a voz passiva. Efeitos de priming sintático foram observados a partir da acurácia na compreensão oral de sentenças passivas. A tarefa experimental utilizou a técnica de seleção de imagens. Ao total, participaram do experimento 16 falantes do PB. Os resultados apontaram efeito de priming sintático tanto para o grupo controle quanto para o experimental apenas quando houve repetição estrutural e verbal. Entretanto, não foi verificada uma diferença significativa na magnitude do efeito de priming sintático entre os grupos. Ainda, verificou-se diferença entre os grupos no processamento das passivas não relacionada ao priming sintático, com uma tendência maior de acertos sendo identificada para o grupo experimental quando não houve repetição estrutural e verbal. Também foi observada uma tendência menor de acertos, para os dois grupos, quando houve apenas repetição verbal (sem repetição estrutural) comparativamente a quando não houve tal repetição. Essa tendência se mostrou significativa estatisticamente apenas para o grupo experimental. Juntos, os resultados mostram que adultos com baixa experiência em leitura apresentam dificuldade no processamento da voz passiva quando há repetição lexical explícita. Contudo, há uma facilitação em tal processamento quando há repetição da estrutura sintática.Abstract: Using the syntactic priming paradigm in oral language comprehension, the present study investigated the processing of passive sentences in adult native speakers of Brazilian Portuguese (BP) with little experience in reading. The specific objectives of the study were (1) to investigate if speakers with low reading experience in childhood are susceptible to the effects of syntactic priming during the oral comprehension of passive and active sentences, (2) to compare the magnitude of syntactic priming effects between BP speakers with low childhood reading experience and speakers who had more schooling and contact with reading in childhood, and (3) to investigate whether the effects of syntactic priming on comprehension are dependent on verbal repetition between prime and target or if they are independent, with only structural repetition between prime and target being sufficient to trigger syntactic priming effects. Syntactic priming refers to the facilitation in the processing of a sentence (target) due to previous exposure to another sentence containing the same syntactic structure (prime). A behavioral syntactic priming experiment was carried out, in which active and passive sentences were manipulated. The structure of interest was the passive voice. Syntactic priming effects were observed from the accuracy in the comprehension of passive sentences. The experimental task used the image selection technique. In total, 16 BP speakers participated in the experiment. The results showed a syntactic priming effect for both the control and experimental groups only when there was structural and verbal repetition. However, there was no significant difference in the magnitude of the syntactic priming effect between the groups. Furthermore, there was a difference between the groups in the processing of passives not related to syntactic priming, with a greater tendency of correct answers being identified for the experimental group when there was no structural and verbal repetition. A lower trend of correct answers was also observed, for both groups, when there was only verbal repetition (without structural repetition) compared to when there was no such repetition. This tendency was statistically significant only for the experimental group. Together, the results show that adults with low reading experience have difficulty in the processing of the passive voice when there is explicit lexical repetition.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247400
Date: 2022


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