"(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade

DSpace Repository

A- A A+

"(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade

Show full item record

Title: "(Não) vamos fazer uma parceria?": educação linguística e interdisciplinaridade
Author: Sousa, Priscila de
Abstract: O presente estudo focaliza a relação dialética entre formação omnilateral, interdisciplinaridade e Educação Linguística. A pesquisa, que tem como fundamentação teórica o materialismo histórico-dialético, é movida pelo objetivo geral de problematizar as possibilidades e constrições para o trabalho com a Educação Linguística em uma perspectiva interdisciplinar orientada para a humanização e preocupada com a dimensão conceitual que acompanha também a aprendizagem da língua materna/portuguesa. Para isso, conta com três objetivos específicos: 1) Reconhecer limites próprios à organização escolar para processos que se queiram interdisciplinares; 2) Discutir eventuais possibilidades de diálogo entre a Educação Linguística e os demais componentes em uma perspectiva de trabalho interdisciplinar; 3) Analisar em que medida o trabalho com a especificidade da língua em diálogo com as outras disciplinas numa configuração de trabalho como a posta é garantido. Tais objetivos norteiam a busca de resposta para a seguinte questão de pesquisa: Quais são as possibilidades e constrições para o trabalho com a Educação Linguística em uma perspectiva interdisciplinar orientada para a humanização e preocupada com a dimensão conceitual que acompanha também a aprendizagem da língua materna/portuguesa? As compreensões provenientes desta pesquisa, organizada, do ponto de vista metodológico, na forma de pesquisa-participante, repercutiram na análise de documentos à luz das relações entre Ideal de formação humana e interdisciplinaridade; Currículo e interdisciplinaridade e Perspectiva de Educação Linguística e Interdisciplinaridade.Abstract: This study focuses on the dialectical relationship between omnilateral education, interdisciplinarity and Linguistic Education. The research, whose theoretical foundation is historical-dialectical materialism, is driven by the general objective of problematizing the possibilities and constrictions for working with Linguistic Education in an interdisciplinary perspective oriented towards humanization and concerned with the conceptual dimension that also accompanies the learning of the mother tongue/Portuguese.For this, it has three specific objectives: 1) To recognize specific limits to the school organization for processes that are interdisciplinary; 2) Discuss possible possibilities of dialogue between Linguistic Education and other components in an interdisciplinary work perspective; 3) To analyze to what extent the work with the specificity of the language in dialogue with the other disciplines in a work configuration such as the post is guaranteed. These objectives guide the search for an answer to the following research question: What are the possibilities and constrictions for working with Linguistic Education in an interdisciplinary perspective oriented towards humanization and concerned with the conceptual dimension that also accompanies the learning of the mother tongue/Portuguese? The understandings derived from this research, organized, from the methodological point of view, in the form of participant research, had repercussions on the analysis of documents in the light of the relations between Ideal of human formation and interdisciplinarity; Curriculum and interdisciplinarity and Perspective of Linguistic Education and Interdisciplinarity.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247318
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0895-T.pdf 2.054Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar