Gota enunciativa no mar da educação: o discurso nacionalista de Raul Rodrigues Gomes nos manuais Prática de Redação (décadas de 1920 e 1930)

DSpace Repository

A- A A+

Gota enunciativa no mar da educação: o discurso nacionalista de Raul Rodrigues Gomes nos manuais Prática de Redação (décadas de 1920 e 1930)

Show full item record

Title: Gota enunciativa no mar da educação: o discurso nacionalista de Raul Rodrigues Gomes nos manuais Prática de Redação (décadas de 1920 e 1930)
Author: Denardi, Vanessa Goes
Abstract: Situada nas fronteiras da Linguística e da Educação, esta pesquisa objetiva compreender como Raul Rodrigues Gomes manifestou e materializou discursivamente concepções nacionalistas nos manuais escolares Prática de Redação publicados nas décadas de 1920 e 1930. A fundamentação teórica está ancorada na teoria do Círculo de Bakhtin, que propõe conceitos centrais para o processo de compreensão discursiva dos quatro manuais escolares Prática de Redação (1927, 1931, 1938 e 1939), que foram produzidos para a circulação na esfera educacional e para a recepção do alunado nas aulas de língua portuguesa. De abordagem qualitativa, a pesquisa tem como base teórico-metodológica a Análise Dialógica do Discurso, bem como os aportes da Manualística, que subsidiam tanto a escuta ativa do objeto de pesquisa quanto na sua análise. As quatro obras analisadas, enquanto enunciados escritos em um determinado horizonte ideológico, refletiram e refrataram as tendências pedagógicas de um Ensino Ativo e Intuitivo, bem como as ideias nacionalistas vigentes à época, que envolviam, basicamente, o patriotismo, o civismo e a moral para a formação de um imaginário de nação. Nos quatro volumes da obra, há uma mobilização de textos que são reenunciados e ressignificados, bem como de recursos tipográficos e estilísticos, que contribuem para o entendimento da posição axiológica autoral frente aos movimentos e políticas nacionalistas, que intencionavam formar a consciência individual dos estudantes com a conversão de signos sociais exteriores em signos sociais interiores, por meio do processo de interação dialógica com os textos reenunciados nesses manuais escolares. A partir das análises de Prática de Redação (1927, 1931, 1938 e 1939), é possível concluir que Raul Rodrigues Gomes mobilizou o discurso nacionalista a fim de evidenciar um projeto de dizer ora pessoal, ora das classes dominantes a que pertencia ou a que estava submetido. Em ambos os casos, existiam padrões convergentes ao fomento da modernidade e à formação da nacionalidade, que foram materializados pela recorrência de reenunciados de certos textos e seus discursos, pelas escolhas estilísticas que evocavam discursos, e por assuntos específicos que se perpetuam no grande tempo, isto é, no tempo da cultura, da história, da formação das sociedades etc., no qual sempre existe uma possível renovação, uma vez que nenhum discurso está morto.Abstract: Situated on the frontiers of Linguistics and Education, this research aims to understand how Raul Rodrigues Gomes manifested and discursively materialized nationalist conceptions in the textbooks Prática de Redação published in the 1920s and 1930s. The theoretical foundation is anchored in the theory of the Bakhtin Circle, which proposes central concepts for the process of discursive understanding of the four textbooks Prática de Redação (1927, 1931, 1938 and 1939), which were produced for circulation in the educational sphere and for the reception of students in portuguese language classes. With a qualitative approach, the research has Dialogical Speech Analysis as its theoretical-methodological basis, as well as the contributions of Manualistics, which subsidize both active listening to the research object and its analysis. The four analyzed works, as statements written in a certain ideological horizon, reflected and refracted the pedagogical tendencies of an Active and Intuitive Teaching, as well as the nationalist ideas prevailing at the time, which basically involved patriotism, civic spirit and morality towards the formation of an imaginary nation. In the four volumes of the work, there is a mobilization of texts that are re-enunciated and re-signified, as well as typographic and stylistic resources, which contribute to the understanding of the author's axiological position in the face of nationalist movements and policies, which intended to form the individual conscience of students with the conversion of external social signs into internal social signs, through the process of dialogic interaction with the texts re-enunciated in these school manuals. From the analysis of Prática de Redação (1927, 1931, 1938 and 1939), it is possible to conclude that Raul Rodrigues Gomes mobilized the nationalist speech in order to highlight a project of saying, sometimes personal, sometimes from the dominant classes to which he belonged or was submitted. In both cases, there were converging patterns to the promotion of modernity and the formation of nationality, which were materialized by the recurrence of re-statements of certain texts and their speeches, by the stylistic choices that evoked speeches, and by specific subjects that are perpetuated in the great time, that is, in the time of culture, history, the formation of societies, etc., where there is always a possible renewal, since no speech is dead.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247283
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0892-T.pdf 5.357Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar