Permanência Estudantil no ensino superior público brasileiro: cenário pós-pandemia na UFSC
Show full item record
Title:
|
Permanência Estudantil no ensino superior público brasileiro: cenário pós-pandemia na UFSC |
Author:
|
Vieira, Fabiana de Souza
|
Abstract:
|
Este trabalho de conclusão de curso discute o ensino superior público brasileiro na perspectiva
da garantia do direito à educação e problematiza a permanência estudantil nesse espaço,
especialmente no cenário da pandemia de Covid-19, que além de aprofundar as expressões da
questão social no país, também afetou o campo da educação, as formas de estudar e permanecer
estudando. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender o cenário da permanência
estudantil pós pandemia de Covid-19 a partir das condições socioeconômica, pedagógica e
objetivas para realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) dos/as estudantes dos cursos
presenciais de graduação do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa
Catarina, ingressantes nos semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, enquanto as atividades
presenciais estiveram suspensas devido ao isolamento social. Os objetivos específicos
consistem em mapear ações de permanência e assistência estudantil e apoio pedagógico
ofertadas aos/as estudantes da graduação presencial na UFSC de modo geral e durante a
pandemia; levantar as condições objetivas em que os/as respondentes realizaram o ensino
remoto; caracterizar seu perfil socioeconômico; identificar suas demandas pedagógicas; e
identificar suas principais dificuldades de permanência. A pesquisa é de natureza básica e
descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Se estrutura em três seções: inicia com a
historicidade do ensino superior público no Brasil desde a colônia até o governo Bolsonaro; em
seguida traz-se a definição de permanência estudantil na perspectiva do direito de um processo
formativo saudável a todo público estudantil, e o mapeamento das ações de permanência
estudantil na UFSC, lócus da pesquisa; por fim faz-se a exposição e análise dos dados obtidos.
A permanência estudantil é um fenômeno complexo e buscou-se explorá-la a partir da crítica
ao modo de produção capitalista, que se firma e se mantém através da produção de diferentes
formas de opressão, exploração e desigualdades, que se tornam dificuldades para o acesso e
conclusão do ensino superior, devendo o Estado e as Instituições se responsabilizarem em
ofertar um processo formativo saudável ao público universitário. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246079
|
Date:
|
2023-12-07 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar