Permanência Estudantil no ensino superior público brasileiro: cenário pós-pandemia na UFSC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carraro, Dilceane |
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dc.contributor.author |
Vieira, Fabiana de Souza |
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dc.date.accessioned |
2023-05-25T12:09:26Z |
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dc.date.available |
2023-05-25T12:09:26Z |
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dc.date.issued |
2023-05-25 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246079 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso discute o ensino superior público brasileiro na perspectiva
da garantia do direito à educação e problematiza a permanência estudantil nesse espaço,
especialmente no cenário da pandemia de Covid-19, que além de aprofundar as expressões da
questão social no país, também afetou o campo da educação, as formas de estudar e permanecer
estudando. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender o cenário da permanência
estudantil pós pandemia de Covid-19 a partir das condições socioeconômica, pedagógica e
objetivas para realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) dos/as estudantes dos cursos
presenciais de graduação do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa
Catarina, ingressantes nos semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, enquanto as atividades
presenciais estiveram suspensas devido ao isolamento social. Os objetivos específicos
consistem em mapear ações de permanência e assistência estudantil e apoio pedagógico
ofertadas aos/as estudantes da graduação presencial na UFSC de modo geral e durante a
pandemia; levantar as condições objetivas em que os/as respondentes realizaram o ensino
remoto; caracterizar seu perfil socioeconômico; identificar suas demandas pedagógicas; e
identificar suas principais dificuldades de permanência. A pesquisa é de natureza básica e
descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Se estrutura em três seções: inicia com a
historicidade do ensino superior público no Brasil desde a colônia até o governo Bolsonaro; em
seguida traz-se a definição de permanência estudantil na perspectiva do direito de um processo
formativo saudável a todo público estudantil, e o mapeamento das ações de permanência
estudantil na UFSC, lócus da pesquisa; por fim faz-se a exposição e análise dos dados obtidos.
A permanência estudantil é um fenômeno complexo e buscou-se explorá-la a partir da crítica
ao modo de produção capitalista, que se firma e se mantém através da produção de diferentes
formas de opressão, exploração e desigualdades, que se tornam dificuldades para o acesso e
conclusão do ensino superior, devendo o Estado e as Instituições se responsabilizarem em
ofertar um processo formativo saudável ao público universitário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
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dc.subject |
Permanência Estudantil. Universidade Pública. Pandemia. |
pt_BR |
dc.title |
Permanência Estudantil no ensino superior público brasileiro: cenário pós-pandemia na UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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