O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância

Mostrar registro completo

Título: O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
Autor: Bianchini, Ohana Heinen Freire
Resumo: Esta pesquisa teve como tema o drama e a prática docente na infância, formulando como objetivo compreender e sistematizar algumas relações entre o drama, como elemento do teatro, e a prática docente no contexto escolar. A pesquisa buscou traçar um caminho para compreender em que medida o drama se apresenta como um instrumento para a atuação docente, fundamentando a prática pedagógica de professoras e professores, sem que apareça somente de forma pontual, descontextualizada ou utilitária. Dessa maneira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para discutir os conceitos de criação e imaginação na infância e para caracterizar o drama na perspectiva do teatro. Por fim, com esses estudos anteriores, foi realizado um diálogo com orientações curriculares pedagógicas que sinalizavam um trabalho com o teatro no ensino para as crianças, destacando em especial, dois documentos orientadores da Rede Municipal de Florianópolis. Através da pesquisa foi percebido que para uma formação artística na infância é necessário que os professores tenham formação para pensar o papel da arte na infância, bem como elementos que os orientem a criar situações pedagógicas com a arte. No caso do teatro, discutiu-se que para manter um sequenciamento e aprofundamento com o teatro, e vivenciar o drama é necessário que as crianças sejam agentes, apontando para onde querem ir, experimentando situações ficcionais, ora como público, ora como atores e os professores sigam sendo mediadores ativos, usando das convenções do teatro como contexto ficcional, pré texto, processo, episódios e experimentação de papéis.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920
Data: 2023-03-13


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Ohana.pdf 987.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar