O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância

DSpace Repository

A- A A+

O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Carolina Pichetti
dc.contributor.author Bianchini, Ohana Heinen Freire
dc.date.accessioned 2023-05-18T18:57:05Z
dc.date.available 2023-05-18T18:57:05Z
dc.date.issued 2023-03-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como tema o drama e a prática docente na infância, formulando como objetivo compreender e sistematizar algumas relações entre o drama, como elemento do teatro, e a prática docente no contexto escolar. A pesquisa buscou traçar um caminho para compreender em que medida o drama se apresenta como um instrumento para a atuação docente, fundamentando a prática pedagógica de professoras e professores, sem que apareça somente de forma pontual, descontextualizada ou utilitária. Dessa maneira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para discutir os conceitos de criação e imaginação na infância e para caracterizar o drama na perspectiva do teatro. Por fim, com esses estudos anteriores, foi realizado um diálogo com orientações curriculares pedagógicas que sinalizavam um trabalho com o teatro no ensino para as crianças, destacando em especial, dois documentos orientadores da Rede Municipal de Florianópolis. Através da pesquisa foi percebido que para uma formação artística na infância é necessário que os professores tenham formação para pensar o papel da arte na infância, bem como elementos que os orientem a criar situações pedagógicas com a arte. No caso do teatro, discutiu-se que para manter um sequenciamento e aprofundamento com o teatro, e vivenciar o drama é necessário que as crianças sejam agentes, apontando para onde querem ir, experimentando situações ficcionais, ora como público, ora como atores e os professores sigam sendo mediadores ativos, usando das convenções do teatro como contexto ficcional, pré texto, processo, episódios e experimentação de papéis. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Formação artística na infância pt_BR
dc.subject Drama pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Teatro na Infãncia pt_BR
dc.title O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Ohana.pdf 987.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar