Intervenção Extemporânea para Construção de uma História da Educação Financeira

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Intervenção Extemporânea para Construção de uma História da Educação Financeira

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dc.contributor.author Souza, Jéssica Ignácio de
dc.contributor.author Flores, Cláudia Regina
dc.date.accessioned 2023-03-29T16:23:15Z
dc.date.available 2023-03-29T16:23:15Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.issn 2178-7727
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245391
dc.description.abstract Contexto: A inclusão da educação financeira no currículo de matemática da educação básica brasileira, tanto no ensino fundamental quanto no médio, tem sido objeto de discussão em pesquisas acadêmicas recentes, bem como em documentos propositivos e normativos, como a Base Curricular Comum Nacional ( BNCC). Objetivo: este artigo tem como objetivo apresentar a perspectiva teórico-metodológica utilizada para a construção de uma história da educação financeira, que faz parte do currículo de matemática ministrado nas escolas públicas brasileiras. Design: Para isso, utilizamos ferramentas conceituais propostas por Michel Foucault, inspiradas nos escritos de Nietzsche, como os conceitos de Herkunft (proveniência) e Entestehung (emergência). Cenário e Participantes: Apoiamo-nos nos escritos de Michel Foucault, estudando o ensino da matemática, na especificidade desse tema, com aportes da escrita filosófica e histórica, nos inspirando, ainda, nos conceitos da genealogia, união entre filosofia e história, segundo Nietzsche. Coleta e análise de dados: Os livros didáticos foram coletados no Museu da Escola Catarinense, enquanto os trabalhos acadêmicos foram recuperados do banco de dados da CAPES para análise qualitativa. Resultados: Descrevem-se, assim, cinco precauções metodológicas para a análise do poder e da constituição de um objeto denominado educação financeira, a saber: o tema educação financeira surge de uma dispersão de práticas, e não de uma origem; interessa-nos as relações de poder que se engendram e que forjam uma educação financeira; os sujeitos são agentes e efeitos de enunciados formando uma rede discursiva sobre economia; a análise se concentra nos mecanismos, técnicas e táticas, não no centro do poder; educação financeira é o tema que resulta do enfrentamento das relações de poder. Conclusões: Com esta pesquisa, pretendeu-se fazer uma intervenção extemporânea para que seja possível aos professores refletir e problematizar a sua prática face a este novo papel que lhes é atribuído. pt_BR
dc.description.abstract Background: The inclusion of financial education in the mathematics curriculum of the basic Brazilian education, both in elementary and high school, has been the subject of discussion in recent academic research, as well as in propositional and normative documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC). Objective: This article aims to present the theoretical and methodological perspective used to build a history of financial education, which is part of the mathematics curriculum taught in Brazilian public schools. Design: For this, we use conceptual tools proposed by Michel Foucault, inspired by Nietzsche’s writings, such as the concepts of Herkunft (provenance) and Entestehung (emergence). Scenario and Participants: We rely on the writings of Michel Foucault, studying the teaching of mathematics, in the specificity of this theme, with contributions from philosophical and historical writing, also inspiring us in the concepts of genealogy, union between philosophy and history, according to Nietzsche. Data collection and analysis: The textbooks were collected from the Museu da Escola Catarinense, while the academic works were retrieved from CAPES data bank for the qualitative analysis. Results: Hence, five methodological precautions for the analysis of power and the constitution of an object called financial education are described, namely: the financial education theme comes from a dispersion of practices, and not from an origin; we are interested in the power relations that are engendered, and that forge a financial education; the subjects are agents and effects of utterances forming a discursive network on economics; the analysis focuses on the mechanisms, techniques, and tactics, not on the centre of the power; financial education is the topic that results from the confrontation of power relations. Conclusions: With this research, we intended to make an extemporaneous intervention so that it is possible for teachers to reflect and problematise their practice in the face of this new role they are attributed. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Intervenção extemporânea pt_BR
dc.subject História da educação financeira pt_BR
dc.title Intervenção Extemporânea para Construção de uma História da Educação Financeira pt_BR
dc.type Article pt_BR


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