PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC

Mostrar registro completo

Título: PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
Autor: Trierweiller, Andréa Cristina; Veloso, Gabrielli Ciasca; Canto, Josi Zanette do; Ferreira, Pedro Rocha Salema; Ferreira, Alessandra
Resumo: Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima.This article aims to "Apply a model with the teachers and students of basic education schools to select information and dynamic knowledge construction related to the Historical Heritage of Araranguá, from the access to the images of the digital collection, via web application:" Digital Memories of Araranguá ". It is based on the IPHAN methodology of heritage education, among other assumptions, such as the communication of the commitment and preparatory acts of Joule and Bernard (2005). The images are organized in folders, with landscapes, monuments, parties and catastrophes. The students select, mediated by the teachers, the image to be searched to co-produce a text, which contextualizes it, in the search for meaning (no image has subtitles). The application took place in 2017, in 02 schools, with the participation of 06 teachers and 88 students. The model contributed to the construction of the student's knowledge regarding heritage, generating respect and conservation attitudes, reinforcing their cultural identity and self-esteem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343
Data: 2018-04-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
ANAIS-ENSUS-2018-Volume-II-187-198.pdf 783.0Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar