Análise comparativa entre produto eco e convencional de marcas de esponja de lã de aço

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Análise comparativa entre produto eco e convencional de marcas de esponja de lã de aço

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Título: Análise comparativa entre produto eco e convencional de marcas de esponja de lã de aço
Autor: Pires, Natanael Rodrigo Xavier; Fick, Nathália Santos; Piccoli, Mariana
Resumo: Atualmente, existe uma ampla variedade de produtos “eco” ou “verdes” disponíveis no mercado. Entretanto, não há informações suficientes para verificar se eles são de fato ambientalmente amigáveis. Dessa forma, é importante que as informações disponibilizadas ao consumidor sejam suficientes para diferenciar um produto convencional de um apresentado como “eco”, pois estas são fundamentais para a tomada de decisão do consumidor. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma análise comparativa, realizada sob a ótica da sustentabilidade, entre duas marcas de esponja de lã de aço: um produto convencional e um dito “ecológico”. Para tanto, a análise consistiu em avaliar as informações contidas na embalagem e nos meios de comunicação das marcas; os produtos, de forma empírica; e uma breve análise da cadeia produtiva do objeto de estudo. Por meio das análises verificou-se que o produto “eco” não apresenta diferenciais significativos perante o produto convencional.Currently, there is a wide variety of "eco" or "green" products available in the market. However, there is not enough information to verify that they are in fact environmentally friendly. In this way, it is important that the information made available to the consumer is sufficient to differentiate a conventional product from one presented as an "eco", since these are fundamental for the consumer's decision making. Therefore, the objective of this work was to present a comparative analysis, carried out from a sustainability point of view, between two brands of steel wool sponge: a conventional product and an "ecological”. To do so, the analysis consisted of evaluating the information contained in the packaging and the means of communication of the marks; the products, empirically; and a brief analysis of the productive chain of the object of study. By means of the analyzes it was verified that the product "eco" does not present significant differences with the conventional product.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245337
Data: 2018-04-18


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