Estudo sobre o potencial do consumo de produtos slow fashion no Rio Grande do Norte

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Estudo sobre o potencial do consumo de produtos slow fashion no Rio Grande do Norte

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Título: Estudo sobre o potencial do consumo de produtos slow fashion no Rio Grande do Norte
Autor: Dantas, Ítalo José de Medeiros; Souza, Lívia Juliana Silva Solino de; Teixeira, Breno Moore de Lima; Alves, Ionara Tereza Pereira; Medeiros, Ana Luísa Pereira de
Resumo: O slow fashion surge como um movimento que busca desacelerar a produção industrial de moda ao sobrepor a valorização da qualidade, em detrimento à quantidade, e à exploração dos recursos humanos e naturais. O objetivo deste artigo é identificar como os consumidores de vestuário do Rio Grande do Norte (RN) percebem e se orientam às cinco dimensões do consumo de slow fashion, assim como suas intenções de compra baseadas nestas dimensões. Foi planejado e aplicado um questionário virtual com 209 indivíduos do Rio Grande do Norte. Os dados coletados foram tratados por análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equação estrutural. Como resultado, observou-se que a escala de orientação ao consumo de slow fashion não se ajustou completamente ao cenário investigado. Concluiu-se que as dimensões equidade, localismo e exclusividade possuem uma influência positiva na intenção de compra dos consumidores de slow fashion do RN.Slow fashion appears as a movement that seeks to slow down the industrial production of fashion by overriding the valuing of quality, to the detriment of quantity, and the exploitation of human and natural resources. The objective of this article is to identify how clothing consumers in Rio Grande do Norte (RN) perceive and orient themselves to the five dimensions of slow fashion consumption, as well as their purchase intentions based on these dimensions. A virtual questionnaire with 209 individuals from the Rio Grande do Norte, Brazilian state, was planned and applied. The collected data were treated by exploratory and confirmatory factor analysis and structural equation modeling. As a result, it was observed that the slow fashion consumption-oriented scale did not completely adjust to the investigated scenario. It was concluded that the dimensions equity, localism and exclusivity have a positive influence on the purchase intention of slow fashion consumers in the RN
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245073
Data: 2022-08-24


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Vol. 6 763 - 774.pdf 1.218Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

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