Estudo sobre o potencial do consumo de produtos slow fashion no Rio Grande do Norte

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estudo sobre o potencial do consumo de produtos slow fashion no Rio Grande do Norte

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Ítalo José de Medeiros
dc.contributor.author Souza, Lívia Juliana Silva Solino de
dc.contributor.author Teixeira, Breno Moore de Lima
dc.contributor.author Alves, Ionara Tereza Pereira
dc.contributor.author Medeiros, Ana Luísa Pereira de
dc.date.accessioned 2023-03-13T18:16:24Z
dc.date.available 2023-03-13T18:16:24Z
dc.date.issued 2022-08-24
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245073
dc.description.abstract O slow fashion surge como um movimento que busca desacelerar a produção industrial de moda ao sobrepor a valorização da qualidade, em detrimento à quantidade, e à exploração dos recursos humanos e naturais. O objetivo deste artigo é identificar como os consumidores de vestuário do Rio Grande do Norte (RN) percebem e se orientam às cinco dimensões do consumo de slow fashion, assim como suas intenções de compra baseadas nestas dimensões. Foi planejado e aplicado um questionário virtual com 209 indivíduos do Rio Grande do Norte. Os dados coletados foram tratados por análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equação estrutural. Como resultado, observou-se que a escala de orientação ao consumo de slow fashion não se ajustou completamente ao cenário investigado. Concluiu-se que as dimensões equidade, localismo e exclusividade possuem uma influência positiva na intenção de compra dos consumidores de slow fashion do RN. pt_BR
dc.description.abstract Slow fashion appears as a movement that seeks to slow down the industrial production of fashion by overriding the valuing of quality, to the detriment of quantity, and the exploitation of human and natural resources. The objective of this article is to identify how clothing consumers in Rio Grande do Norte (RN) perceive and orient themselves to the five dimensions of slow fashion consumption, as well as their purchase intentions based on these dimensions. A virtual questionnaire with 209 individuals from the Rio Grande do Norte, Brazilian state, was planned and applied. The collected data were treated by exploratory and confirmatory factor analysis and structural equation modeling. As a result, it was observed that the slow fashion consumption-oriented scale did not completely adjust to the investigated scenario. It was concluded that the dimensions equity, localism and exclusivity have a positive influence on the purchase intention of slow fashion consumers in the RN pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Slow fashion; pt_BR
dc.subject consumo; pt_BR
dc.subject intenção de compra; pt_BR
dc.subject comércio justo; sustentabilidade pt_BR
dc.subject consumption; purchase intention; fair trade; sustainability pt_BR
dc.title Estudo sobre o potencial do consumo de produtos slow fashion no Rio Grande do Norte pt_BR
dc.title.alternative Research on the potential of the consumption of slow fashion products in Rio Grande do Norte pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vol. 6 763 - 774.pdf 1.218Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar