Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras

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Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras

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Título: Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras
Autor: Lima, Márcia Azevedo de; Silva, Marcos Miethicki da; Nerbas, Patrícia de Freitas
Resumo: O conceito de Cidades Educadoras traz a ideia da cidade como projeto educativo. Não é apenas a escola que tem o papel de educar os cidadãos, mas é a cidade, projetada em todos seus espaços. Portanto, este artigo visa discutir sobre esse conceito e a contribuição efetiva da Arquitetura e Urbanismo, bem como identificar elementos de projeto para suporte dessas cidades. Após revisão da literatura, foram analisadas cidades reconhecidas como educadoras, com o intuito de identificar características comuns. Verificouse que as cidades possuem em comum a melhoria da interface da escola com a cidade, a criação de equipamentos comunitários e espaços públicos abertos. Por fim, este artigo pretende contribuir para o debate de soluções de desenho urbano alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, para melhorar a qualidade de vida e contribuir para a produção de cidades educadoras mais inclusivas, resilientes, sustentáveis e saudáveis.The concept of Educating Cities brings the idea of the city as an educational project. It is not just the school that has the role of educating citizens, but the city, projected in all its spaces. Therefore, this article aims to discuss this concept and the effective contribution of Architecture and Urbanism, as well as identify design elements to support these cities. After reviewing the literature, cities recognized as educators were analyzed in order to identify common characteristics. It was found that the cities have in common the improvement of the school's interface with the city, the creation of community facilities and open public spaces. Finally, this article aims to contribute to the debate on urban design solutions aligned with the sustainable development goals of the 2030 Agenda, to improve the quality of life and contribute to the production of more inclusive, resilient, sustainable and healthy educating cities.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245060
Data: 2022-08-24


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