Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras
Show simple item record
dc.contributor.author |
Lima, Márcia Azevedo de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Marcos Miethicki da |
|
dc.contributor.author |
Nerbas, Patrícia de Freitas |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-13T17:21:20Z |
|
dc.date.available |
2023-03-13T17:21:20Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-24 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245060 |
|
dc.description.abstract |
O conceito de Cidades Educadoras traz a ideia da cidade como projeto educativo. Não é apenas a escola
que tem o papel de educar os cidadãos, mas é a cidade, projetada em todos seus espaços. Portanto, este
artigo visa discutir sobre esse conceito e a contribuição efetiva da Arquitetura e Urbanismo, bem como
identificar elementos de projeto para suporte dessas cidades. Após revisão da literatura, foram analisadas
cidades reconhecidas como educadoras, com o intuito de identificar características comuns. Verificouse que as cidades possuem em comum a melhoria da interface da escola com a cidade, a criação de
equipamentos comunitários e espaços públicos abertos. Por fim, este artigo pretende contribuir para o
debate de soluções de desenho urbano alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da
Agenda 2030, para melhorar a qualidade de vida e contribuir para a produção de cidades educadoras
mais inclusivas, resilientes, sustentáveis e saudáveis. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The concept of Educating Cities brings the idea of the city as an educational project. It is not just the
school that has the role of educating citizens, but the city, projected in all its spaces. Therefore, this
article aims to discuss this concept and the effective contribution of Architecture and Urbanism, as well
as identify design elements to support these cities. After reviewing the literature, cities recognized as
educators were analyzed in order to identify common characteristics. It was found that the cities have
in common the improvement of the school's interface with the city, the creation of community facilities
and open public spaces. Finally, this article aims to contribute to the debate on urban design solutions
aligned with the sustainable development goals of the 2030 Agenda, to improve the quality of life and
contribute to the production of more inclusive, resilient, sustainable and healthy educating cities. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Cidades educadoras; |
pt_BR |
dc.subject |
Equipamentos públicos; |
pt_BR |
dc.subject |
Cidades sustentáveis |
pt_BR |
dc.subject |
Educating cities; Public equipment; Sustainable cities |
pt_BR |
dc.title |
Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A reflection on the contribution of Architecture and Urbanism to Educating Cities |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar