Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras

DSpace Repository

A- A A+

Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras

Show simple item record

dc.contributor.author Lima, Márcia Azevedo de
dc.contributor.author Silva, Marcos Miethicki da
dc.contributor.author Nerbas, Patrícia de Freitas
dc.date.accessioned 2023-03-13T17:21:20Z
dc.date.available 2023-03-13T17:21:20Z
dc.date.issued 2022-08-24
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245060
dc.description.abstract O conceito de Cidades Educadoras traz a ideia da cidade como projeto educativo. Não é apenas a escola que tem o papel de educar os cidadãos, mas é a cidade, projetada em todos seus espaços. Portanto, este artigo visa discutir sobre esse conceito e a contribuição efetiva da Arquitetura e Urbanismo, bem como identificar elementos de projeto para suporte dessas cidades. Após revisão da literatura, foram analisadas cidades reconhecidas como educadoras, com o intuito de identificar características comuns. Verificouse que as cidades possuem em comum a melhoria da interface da escola com a cidade, a criação de equipamentos comunitários e espaços públicos abertos. Por fim, este artigo pretende contribuir para o debate de soluções de desenho urbano alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, para melhorar a qualidade de vida e contribuir para a produção de cidades educadoras mais inclusivas, resilientes, sustentáveis e saudáveis. pt_BR
dc.description.abstract The concept of Educating Cities brings the idea of the city as an educational project. It is not just the school that has the role of educating citizens, but the city, projected in all its spaces. Therefore, this article aims to discuss this concept and the effective contribution of Architecture and Urbanism, as well as identify design elements to support these cities. After reviewing the literature, cities recognized as educators were analyzed in order to identify common characteristics. It was found that the cities have in common the improvement of the school's interface with the city, the creation of community facilities and open public spaces. Finally, this article aims to contribute to the debate on urban design solutions aligned with the sustainable development goals of the 2030 Agenda, to improve the quality of life and contribute to the production of more inclusive, resilient, sustainable and healthy educating cities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Cidades educadoras; pt_BR
dc.subject Equipamentos públicos; pt_BR
dc.subject Cidades sustentáveis pt_BR
dc.subject Educating cities; Public equipment; Sustainable cities pt_BR
dc.title Uma reflexão sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para as Cidades Educadoras pt_BR
dc.title.alternative A reflection on the contribution of Architecture and Urbanism to Educating Cities pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Vol. 5 579 - 590.pdf 1.606Mb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar