Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor

DSpace Repository

A- A A+

Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor

Show full item record

Title: Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
Author: Filho, Luiz Valdo A. Maciel; Campos, J. Deividy dos Santos; Clementino, Thamyres Oliveira
Abstract: A cada dia surgem tecnologias que são estudados para auxiliar as indústrias na melhoria suas metas e cumprimento da legislação ambiental da melhor forma possível. Alguns desses objetivos influenciam direta ou indiretamente a estética dos produtos, podendo afetar desde as técnicas de produção até o tempo de vida do artefato. Este trabalho faz um paralelo entre aspectos estéticos de produtos ecologicamente orientados, e o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade. Nesta investigação foi realizado um experimento com 60 participantes divididos em 4 grupos, no intuito de levantar dados que permitissem analisar a hipótese, de que o conhecimento sobre sustentabilidade influencia na escolha de determinadas cores e texturas. Ao final não se encontra uma relação entre o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade e as cores ou texturas dos materiais naturais, mas identificamos uma preferência do público por tais materiais, apesar da média de preço sugerida pelo mesmo ser menor que o esperado.Every day, technologies emerge that are studied to assist industries in improving their goals and complying with environmental legislation in the best possible way. Some of these objectives directly or indirectly influence the aesthetics of the products, which can affect from production techniques to the lifetime of the artifact. This work parallelsthe aesthetic aspects of ecologically oriented products, and consumer knowledge about sustainability. In this investigation, an experiment was carried out with 60 participants divided into 4 groups, in order to raise data that would allow analyzing the hypothesis, that knowledge about sustainability influences the choice of certain colors and textures. At the end there is no relationship between consumer knowledge about sustainability and the colors or textures of natural materials, but we identified a preference of the public for such materials, despite the average price suggested by the same being significantly lower.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244946
Date: 2019-05-08


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-5-370-378.pdf 6.075Mb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar